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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-18032021-095906
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Augusto Vieira Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Kuhl, Beatriz Mugayar (Presidente)
Goldberg, Sonia Salzstein
Martínez, Ascensión Hernández
Rufinoni, Manoela Rossinetti
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
Restauro, arte contemporânea, espaço público etc.
Palavras-chave em português
Carmela Gross
Cesare Brandi
Mary Vieira
Restauro
Waltercio Caldas.
Resumo em português
A tese trata de questões teóricas suscitadas pelo restauro da arte contemporânea, tomando como ponto de partida três obras específicas de Carmela Gross, Mary Vieira e Waltercio Caldas, localizadas, respectivamente, em Laguna, SC, Belo Horizonte, MG e Rio de Janeiro, RJ. Essas obras não apenas estão no espaço público, como também o são de forma constitutiva. Para o debate de tais questões,parte-se de uma unidade metodológica aplicável a obras de arte e arquitetura, antigas ou recentes, insistindo, assim, na validade da Teoria da restauração, de Cesare Brandi. A validade da Teoria é comprovada não apenas pela análise dos casos, mas, também, por um percurso epistemológico que se buscou construir, a partir da própria produção teórica de Brandi, de recortes de sua fortuna crítica e da literatura sobre o restauro da arte contemporânea. Finalmente, buscou-se demonstrar como a arte contemporânea e o restauro possuem instrumentos cognitivos e operacionais semelhantes e que atuam em reciprocidade, criando um círculo virtuoso, guardadas as especificidades de cada um.
Título em inglês
Conservation, contemporary art, public space etc
Palavras-chave em inglês
Carmela Gross
Cesare Brandi
Mary Vieira
Restauro
Waltercio Caldas
Resumo em inglês
The thesis addresses some theoretical issues raised by the conservation of contemporary art, taking as its starting point three specific artworks by Carmela Gross, Mary Vieira and Waltercio Caldas, located, respectively, in Laguna, SC, Belo Horizonte, MG and Rio de Janeiro, RJ. These works not only are in, they are the public space itself. For this pourpouse, it uses a methodological unit applicable to works of art and architecture, old or recent, insisting on the validity of Cesare Brandi's Theory of Restoration. This validity is demonstrated not only by the analysis of the cases, but also by an epistemological path that we sought to build, from Brandi's own theoretical production, part of his critical fortune and the literature on the conservation of contemporary art. Finally, it seeks to demonstrate how contemporary art and conservation have similar cognitive and operational instruments and act in reciprocity, considering the specificities of each one.
 
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Data de Publicação
2021-04-05
 
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