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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-16042024-154741
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Beresin Schleder Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lanna, Ana Lucia Duarte (Presidente)
Carvalho, Vânia Carneiro de
Júnior, Durval Muniz de Albuquerque
Pontes, Heloisa André
Silva, Joana Mello de Carvalho e
Título em português
A casa do homem de bem: masculinidade, civilização e domesticidade no Brasil (1870-1920)
Palavras-chave em português
Branquitude
Domesticidade
Gênero
Masculinidade
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo investigar como, entre a segunda metade do século XIX e começo do século XX, a difusão de novos padrões de masculinidade e de domesticidade no Brasil esteve articulada com um projeto das elites nacionais para civilizar a nação brasileira. Ambicionando transformar a ex-colônia recém-independente, que ainda em muito se assemelhava ao seu passado colonial, em uma nação civilizada, branca, urbana e industrializada, à imagem das nações europeias que tomavam como modelo, as elites intelectuais e políticas problematizavam a população brasileira e traçavam projetos para reformá-la. Nesse contexto, o homem de bem ideal de homem branco, viril, moralizado, disciplinado e civilizado despontava na imaginação dessas elites como o grande protagonista desse processo civilizatório, que seria responsável por instituir a ordem e promover o progresso da sociedade. Cientes de que os homens não nasciam prontos, para formar homens de bem, os educadores da nação intelectuais, médicos, políticos, moralistas, escritores, editores formularam um projeto de educação moral masculina, que deveria ser realizado a partir de uma estreita articulação entre as esferas públicas e privadas. Para promover a associação entre a casa e a escola, entre a família e o Estado, entre o indivíduo e a sociedade, os educadores da nação escreveram, traduziram, editaram e divulgaram textos e livros de prescrição masculina, através dos quais procuraram difundir novos padrões de virilidade, hombridade, racialidade, produtividade, disciplina e moralidade. Dentre as temáticas abordadas nos livros, a vida familiar e a domesticidade burguesa eram assuntos centrais, sendo analisadas, problematizadas, prescrutadas e normatizadas a fim de serem mobilizadas para controlar, disciplinar e regrar os prazeres, os afetos, a imaginação, os anseios, as aspirações, a produtividade e os desejos dos homens. Através da análise desses livros e textos, investigamos como os educadores da nação procuraram instituir um modelo masculino e difundir a domesticidade burguesa para poderem guiar e ordenar as energias dos indivíduos em prol de seu projeto civilizatório. Analisando seus mecanismos de ação e persuasão; de instauração de verdades; de produção de subjetividades e identidades e de orientação dos desejos, procuramos fazer uma espécie de história pública da vida privada, investigando como através das normativas foram construídas articulações e entrelaçamentos entre as aspirações civilizatórias das elites, os interesses das famílias e os anseios dos indivíduos.
Título em inglês
The home of the "good man": masculinity, "civilization" and domesticity in Brazil (1870-1920)
Palavras-chave em inglês
Domesticity
Gender
Masculinity
Whiteness
Resumo em inglês
This study aims to investigate how, between the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century, the spread of new standards of masculinity and domesticity in Brazil was linked to a project by the national elites to civilize the Brazilian nation. Seeking to transform the newly independent former colony, which still very much resembled its colonial past, into a civilized, white, urban and industrialized nation, in the image of the European nations they took as their model, the intellectual and political elites problematized the Brazilian population and drew up projects to reform it. In this context, the good man the ideal of a white, virile, moralized, disciplined and civilized man emerged in the imagination of these elites as the great protagonist of this civilizing process, who would be responsible for establishing order and promoting progress in society. Aware that men weren't born ready, in order to form good men, the nation's educators intellectuals, doctors, politicians, moralists, writers, publishers formulated a project for the moral education of men, which should be carried out through a close link between the public and private spheres. In order to promote the association between the home and the school, between the family and the state, between the individual and society, the nation's educators wrote, translated, edited and disseminated texts and books on male prescription, through which they sought to disseminate new standards of virility, manhood, raciality, productivity, discipline and morality. Among the topics covered in the books, family life and bourgeois domesticity were central issues, being analysed, problematized, prescribed and normalized in order to be mobilized to control, discipline and regulate men's pleasures, affections, imagination, desires, aspirations, productivity and desires. Through the analysis of these books and texts, we investigated how the nation's educators sought to establish a male model and spread bourgeois domesticity in order to guide and order the energies of individuals for the sake of their civilizing project. By analyzing their mechanisms of action and persuasion; of establishing truths; of producing subjectivities and identities and of guiding desires, we sought to make a kind of public history of private life, investigating how, through the norms, articulations and interweavings were built between the civilizing aspirations of the elites, the interests of families and the desires of individuals.
 
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Data de Publicação
2024-04-22
 
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