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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2013.tde-14082013-154408
Documento
Autor
Nome completo
Catherine Otondo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Belluzzo, Ana Maria de Moraes (Presidente)
Jorge, Luis Antonio
Suzuki, Marcelo
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Meyer, Regina Maria Prosperi
Título em português
Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha
Palavras-chave em português
Arquitetura
Desenho
Espaço
Paulo Mendes da Rocha
Processo criativo
Tempo
Resumo em português
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a formação da obra arquitetônica a partir do estudo do acervo de projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, buscando relacionar duas instâncias do processo criativo: desenho e espaço construído. A atividade de desenhar está historicamente aliada ao desenvolvimento criativo, técnico e institucional do fazer arquitetônico. O desenho pode ser entendido como algo que contém múltiplas naturezas: mental e figurativa, e está presente em vários momentos da elaboração de um projeto de arquitetura. O estudo da obra de Paulo Mendes da Rocha sugere uma revisão do conceito tradicional de desenho aplicado às escolas de arquitetura, e nos leva a buscar novos sentidos para o desenho no fazer projetual, como um modo de alargar a percepção sobre o processo criativo, que traduz a complexidade do fazer arquitetônico. Aqui, o desenho está ligado à ideação, trata-se de uma instância privilegiada sobre a qual se materializa a ação do pensamento projetual. O exame direto das obras nos coloca frente à realidade do espaço construído, e nos obriga elaborar novas perguntas: como o arquiteto opera com as determinações da matéria, da técnica e do programa? Por meio de quais ações projetuais o arquiteto transforma o espaço? Enfim, "como" ele toma consciência ou dá forma a seu pensamento? As obras escolhidas para compor este trabalho permitem construir uma compreensão alternativa à obra de Paulo Mendes da Rocha a partir de novos parâmetros, e ao mesmo tempo se associam à narrativa contínua que percorre toda sua trajetória de trabalho, desde o fim dos anos 1950 até os dias de hoje.
Título em inglês
Drawing and constructed space: The relationship between conception and production in the work of Paulo Mendes da Rocha
Palavras-chave em inglês
Architecture
Creative process
Drawing
Paulo Mendes da Rocha
Space
Time
Resumo em inglês
This work presents a reflection on the formation of the architectonic work, based on the study of projects from the architect Paulo Mendes da Rocha's collection, aiming to relate two instances of the creative process: drawing and constructed space. The act of drawing has been historically connected to the creative, technical, and institutional development of the architectonic craft. A drawing can be understood as a depository of multiple characteristics: mental and figurative, and it is present in various moments of the elaboration of an architectural project. The study on Paulo Mendes da Rocha's work suggests a revision of the traditional concept of drawing applied to architecture schools, and it makes us search for new meanings for the complexity of the architectonic craft. Here, the drawing is connected to an ideation; it is a privileged instance where the action of the project's concept is materialized. The direct examination of the works puts us face to face with the constructed space reality, and obliges us to elaborate new questions: how does the architect work with the matter, the technique and the program determinations? In other words, "how" does he become conscious or give shape to his thoughts? The selected projects gathered in this research allow us to elaborate, from new parameters, an alternative comprehension to Paulo Mendes da Rocha's works, and they are at the same time associated with the continuous narrative that permeates his path, from the late 1950s to the present time.
 
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CO_TESE_REVISAO.pdf (22.11 Mbytes)
Data de Publicação
2013-09-12
 
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