• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-14072022-173211
Documento
Autor
Nome completo
Laura Levi Costa Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Botas, Nilce Cristina Aravecchia (Presidente)
Cunha, Marcio Cotrim
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Título em português
Arquitetura moderna latino-americana: uma ideia construída a partir de Latin American Architecture since 1945 [1955]
Palavras-chave em português
América latina
Arquitetura moderna
Historiografia
MoMA
Resumo em português
No final de 1955, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) inaugura Latin American Architecture since 1945, exposição organizada pelo historiador da arquitetura Henry-Russell Hitchcock, autor do livro-catálogo homônimo que a acompanha. A presente pesquisa parte da compreensão daquela exposição e publicação como peças-chave na formação da historiografia canônica da arquitetura produzida na América Latina. O interesse primeiro do trabalho é precisamente o de revisitar os processos de elaboração da trama discursiva consolidada na exposição em tela, reconhecendo-a como fruto de um complexo campo de forças heterogêneo em que operam múltiplos interesses. Exposição e publicação serão então tomadas como produtos historiográficos culturalmente construídos no cruzamento de sentidos circunscritos, de um lado, ao campo disciplinar da arquitetura no que tange à revisão que o modernismo sofrerá no segundo pós-guerra, e de outro, ao âmbito dos embates ideológicos prementes no alvorecer da Guerra Fria. Recusando a compreensão do discurso consolidado em Latin American Architecture since 1945 como simples projeção do outro a partir do centro - mas sem com isso negar estruturas de poder incidentes em sua tessitura -, este trabalho pretende ainda iluminar a ação de sujeitos latino-americanos e dinâmicas endógenas que incidem necessariamente na produção desta narrativa. Ao olhar para a exposição de 1955 em perspectiva, a pesquisa procurou debater a produção de um imaginário particular de arquitetura moderna latino-americana especificamente na retórica discursiva de Hitchcock, e com isso, introduzir explicações renovadas à historiografia canônica da arquitetura moderna na América Latina.
Título em inglês
Latin American modern architecture: an idea produced from Latin American Architecture since 1945 [1955]
Palavras-chave em inglês
Historiography
Latin america
Modern architecture
MoMA
Resumo em inglês
In late 1955, the Museum of Modern Art in New York (MoMA) opened Latin American Architecture since 1945, an exhibition organized by architectural historian Henry-Russell Hitchcock, also author of the homonymous publication that accompanies it. This research comprehends that exhibition and publication as key pieces in the formulation of the canonical historiography of the architecture produced in Latin America. The main interest of the work is precisely to revisit the processes of elaboration of the discursive plot consolidated in the exhibition, recognizing it as the result of a heterogeneous set of interests that operate in multiple senses. Exhibition and publication will then be taken as historiographic products culturally constructed from the intersection of meanings circumscribed, on the one hand, to the disciplinary field of architecture regarding the revision that modernism will undergo in the second post-war period, and on the other, to the scope of ideological conflicts pressing at the dawn of the Cold War. Refusing to understand the discourse consolidated in Latin American Architecture since 1945 as a simple projection of the other from the center - but without denying power structures incident to its construction -, this research also intends to illuminate the action of Latin Americans individuals and endogenous dynamics that necessarily affect the production of this narrative. Looking at the 1955 exhibition in perspective, the research sought to debate the production of a particular image of Latin American modern architecture specifically in Hitchcock's discursive rhetoric, and with this, to introduce renewed explanations to the canonical historiography of modern architecture in Latin America.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.