• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-14012022-174432
Document
Auteur
Nom complet
Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Kuhl, Beatriz Mugayar (Président)
Júnior, Antonio Soukef
Oliveira, Eduardo Romero de
Pinheiro, Maria Lucia Bressan
Rufinoni, Manoela Rossinetti
Titre en portugais
As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
Mots-clés en portugais
Patrimônio ferroviário
Patrimônio industrial
Projeto de restauro
Resumé en portugais
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi um projeto pensado desde meados do século XIX, que se tornou realidade a partir do início do século XX. Sua construção permitiu que uma cidade como Bauru que, nos anos 1905 ainda se configurava como um município com poucas casas e uma população bastante reduzida, se transformasse em uma importante capital regional. A tese que aqui se apresenta tem como tema principal a preservação do patrimônio ferroviário industrial edificado e, mais especificamente, as intervenções de restauro sobre esses conjuntos, comumente inseridos em centros históricos, caso de Bauru. O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.
Titre en anglais
The mechanical workshops on the Noroeste do Brasil Railroad Bauru - SP : for a possible intervention.
Mots-clés en anglais
Industrial heritage
Railway heritage
Restoration project
Resumé en anglais
The Noroeste do Brasil Railroad was a project designed since the mid-19th century, which became a reality from the beginning of the 20th century. Its construction allowed a city like Bauru, which in the 1905s was still configured as a municipality with few houses and a very small population, to become an important regional capital. The thesis presented here has as its main theme the preservation of the built industrial railway heritage and, more specifically, the restoration interventions on these sets, commonly located in historic centers, such as Bauru. The whole of Noroeste do Brasil, in the city, includes stations, patio, productive, administrative and support sector that reveals part of the local memory. From the analysis of mechanical shops or general workshops, as mentioned in the documents of Noroeste, as an object of study, it was possible to see how the formation of the Bauru railway yard and its productive sector occurred, which was configured as a railway industry throughout of the 20th century. Mechanical workshops evolved as an industry, at the same time that Noroeste do Brasil became an important outlet for production in the State of Mato Grosso do Sul and northwest of São Paulo. Consequently, the buildings that make up its productive sector are relevant as remnants of the railway industry, and it is possible to read in their structures the evolution of the architecture itself and the technological transformations of the time. Therefore, the permanence of this important historical complex is an indispensable condition for preserving the memory of the railway industry in the city. It must be understood as a historical set inserted in an urban context that encompasses three historic districts, requiring actions that start from urban planning and its dialogue with contemporary restoration theories. A possible intervention for the industrial complex of Bauru is one that admits, above all, that this cultural asset preexisted the present and, this implies, respecting the history behind architecture, the memory behind the built and consider them at the time of an intervention, always aiming at their transmission to future generations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-02-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.