• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-12122023-114423
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia Benedicto Ottoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Beiguelman, Giselle (Presidente)
Aquino, Lívia Afonso de
Lima, Heloisa Espada Rodrigues
Marzochi, Ilana Feldman
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título em português
A paisagem desencantada: fotografia e ruína no espaço moderno
Palavras-chave em português
Apocalipse
Arte contemporânea
História da fotografia
Paisagem
Pós-modernismo
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a produção fotográfica sobre a paisagem contemporânea a partir do conceito da estética do desencanto, elaborado ao longo do primeiro capítulo. O desencantamento ali descrito espelha a perda da crença no projeto moderno. Se o Modernismo exaltou o progresso em grande parte de sua produção, um século depois a confiança na utopia tecnológica se esvaziou frente à destruição causada pela exploração de recursos naturais em nível planetário e à definição de uma era geológica causada pela intervenção humana, o Antropoceno. A origem e a evolução dos conceitos de paisagem e desencantamento são abordadas no segundo capítulo; suas intersecções com a fotografia, desde o surgimento desta e dentro do próprio Modernismo, no terceiro. O quarto capítulo versa sobre a fotografia e a paisagem no contexto da crítica pós-moderna, de grande influência sobre as abordagens contemporâneas. Por fim, no quinto capítulo, a estética do desencanto é abordada através da análise da produção imagética contemporânea de artistas e fotógrafos em sua maioria brasileiros, incluindo dois ensaios de minha autoria. Essa produção é discutida a partir de três recortes temáticos: mineração, florestas e cidades. No primeiro abordam-se os trabalhos de Lucas Bambozzi, Haroon Gunn-Salie, Cristiano e Pedro Mascaro; no segundo, os de Paulo Tavares, Lalo de Almeida, Kamikia Kisêdjê e Pedro David; e, no terceiro, os de Doug Rickard, Vincent Catala e Ding Musa, além dos meus. Combinando referências artísticas e teóricas, como Walter Benjamin, Georg Simmel, Bruno Latour, Dipesh Chakrabarty, Philippe Descola, Franco Berardi, Andreas Huyssen, T. J. Demos e David Campany, a pesquisa aqui apresentada não pretende confluir para um estudo sobre o estatuto da paisagem na atualidade. Antes, busca refletir, conforme exposto nas considerações finais, sobre as potências e contradições da fotografia enquanto linguagem crítica.
Título em inglês
The disenchanted landscape: photography and ruin in modern space
Palavras-chave em inglês
Apocalypse
Contemporary art
History of photography
Landscape
Post-modernism
Resumo em inglês
This thesis analyses the photographic production of the contemporary landscape using the concept of aesthetic of disenchantment, developed in the first chapter. The disenchantment described there reflects the loss of belief in the modern project. If Modernism exalted the progress in a large part of its production, one century later, the trust in the technologic utopia has been dismantled, especially because of the exploitation of natural resources in a global level, defining a new geological era: the Anthopocene. Both the origin and the evolution of the concepts of landscape and disenchantment are detailed in the second chapter; its intersections with photography, from its birth and within Modernism itself are explored in the third chapter. The fourth chapter deals with photography and landscape in the context of postmodern criticism, which has great influence on contemporary approaches. Finally, the fifth chapter presents the aesthetic of disenchantment based on the analysis of the imagistic contemporary production of artists and photographers, mostly Brazilians, including two essays from this author. The artistic production is discussed from three perspectives: mining (Lucas Bambozzi, Haroon Gunn-Salie, Cristiano and Pedro Mascaro), forests (Paulo Tavares, Lalo de Almeida, Kamikia Kisêdjê, and Pedro David) and cities (Doug Rickard, Vincent Catala, Ding Musa, and myself). By combining artistic and theoretical references, like Walter Benjamin, Georg Simmel, Bruno Latour, Dipesh Chakrabarty, Philippe Descola, Franco Berardi, Andreas Huyssen, T. J. Demos and David Campany, the research presented here does not intend to merge into a study on the status of landscape in present. Rather, it seeks to reflect, as exposed in the final considerations, on the strengths and contradictions of photography as a critical language.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.