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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-11092018-114236
Documento
Autor
Nombre completo
Thales Marreti Rosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Lanna, Ana Lucia Duarte (Presidente)
Feldman, Sarah
Prata, Juliana Mendes
Título en portugués
O concurso de ideias para o Bexiga (1989-1992): considerações sobre as relações entre patrimônio cultural, planejamento urbano e participação democrática
Palabras clave en portugués
Bela Vista
Bexiga
Participação popular
Patrimônio cultural
Planejamento urbano
Resumen en portugués
Esta pesquisa se propõe analisar a relação entre patrimônio cultural urbano, participação democrática e planejamento urbano tomando como objeto o Concurso Nacional de Ideias para a Renovação e Preservação do Bexiga realizado durante a gestão de Luiza Erundina na cidade de São Paulo (1989-1992). A ideia da realização de um concurso no bairro foi inicialmente proposta em 1987, durante a prefeitura de Jânio Quadros (1986-1988), porém, não foi implementada. A retomada do Concurso transformou sua concepção original e a tornou mais ampla, a partir da concepção política de participação democrática defendida pela gestão petista. O Concurso de Ideias do Bexiga realizado apresentou-se como uma proposta inovadora dentro das políticas urbanas, possuindo como singularidade a participação direta da população afetada, desde a formulação dos requisitos que entrariam no edital de convocação das propostas até a eleição final. O presente trabalho focará a análise em três elementos do Concurso: 1) A comparação entre suas duas versões (administração Jânio Quadros e Luiza Erundina), como um meio para demostrar continuidades e distanciamentos presentes entre duas administrações com concepções políticas díspares; 2) A apresentação das discussões ocorridas durante o processo do Concurso, com foco nas questões indentitárias e de memória; e 3) O processo de tombamento do bairro da Bela Vista, iniciado durante o Concurso, que culminou em tensões envolvendo diversos setores da administração municipal e que evidenciou os limites da gestão democrática e da participação popular praticados durante o processo.
Título en inglés
Dado não fornecido pelo autor.
Palabras clave en inglés
Bela Vista
Bexiga
Cultural heritage
Democratic participation
Urban planning
Resumen en inglés
This research proposes to analyze the relation between urban cultural heritage, democratic participation and urban planning, taking as object the National Contest of Ideas for the Urban Renovation and Preservation of Bexiga Neighborhood, that took place during the municipal administration of Luiza Erundina in the city of São Paulo (1989-1992). The idea of conducting a contest in the neighborhood was initially proposed in 1987, during the municipality of Jânio Quadros (1986-1988), but it was not implemented. The resumption of the Contest transformed its original conception and made it broader, aligned with the political conception of democratic participation defended by the Partido Trabalhadores (Workers Party). The Bexiga Contest was considered innovative among the urban policies, being its biggest singularity the direct participation of the affected population, from the formulation of the requirements that would be applied to the proposal's call, to its final election. The present work will focus the analyses on three elements of the Contest: 1) The comparison between it's two versions (Jânio Quadros and Luiza Erundina's), as a mean to demonstrate continuities and distances present in two administrations with different political conceptions; 2) The presentation of the discussions that took place during the Contest's process, with a focus on the issues of identity and memory; and 3) The decision of declaring the neighborhood of Bela Vista (which includes Bexiga) as an official urban cultural heritage, decision made during the Contest, which culminated in tensions involving sectors of municipal administration and which evidenced the limits of the democratic processes and popular participation practiced during the Contest.
 
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Fecha de Publicación
2018-12-19
 
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