• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-09112018-143753
Document
Auteur
Nom complet
Dafne Marques de Mendonça
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Lefevre, José Eduardo de Assis (Président)
Bastos, Maria Alice Junqueira
Camargo, Monica Junqueira de
Feldman, Sarah
Zein, Ruth Verde
Titre en portugais
O discurso e a imagem: a arquitetura do movimento moderno brasileiro na cidade existente
Mots-clés en portugais
Arquitetura
Cidade
Discurso
Imagem
Movimento moderno
Resumé en portugais
A pesquisa parte de duas constatações: a arquitetura do Movimento Moderno apresenta um componente urbano intrínseco em si e, como consequência, apresenta uma postura negativa perante a cidade e planos urbanos que perpetuam aspectos de cidade tradicional. Esta condição faz com que a arquitetura moderna tenha como pressuposto a intenção de reformular estas áreas a partir de uma nova concepção de espaço. Neste sentido, a questão colocada se refere ao paradoxo de arquitetos modernistas lidarem com o projeto em cidades existentes, justamente onde está um dos principais elementos da crítica do modernista. Dessa forma, a pesquisa busca compreender como a relação da arquitetura moderna na cidade existente foi tratada no Brasil a partir de três eixos: em textos selecionados da historiogra?a brasileira, a partir das revistas na década de 1950 e a partir das fotogra?as. Neste percurso, estudos de caso comprovam a hipótese de que a arquitetura moderna em cidades existentes, além da intenção de aplicar os pressupostos modernistas, também estabelece no projeto relações com o contexto imediato onde se localiza. Com isso, a arquitetura do Movimento Moderno brasileiro é revisitada considerando o valor relacional que estabelece com o lugar, que lhe é imposto nestas situações, aspecto a ser considerado na preservação deste legado nestas áreas.
Titre en anglais
The discourse and the image: the Brazilian Modern Movement architecture in the existing city
Mots-clés en anglais
Architecture
City
Image
Modern movement
Speech
Resumé en anglais
The research is based on two findings: the Modern Movement architecture presents an intrinsic urban component in itself and, as a consequence, has a negative attitude towards the city and urban areas that perpetuate aspects of the traditional city. The consequences is that the modern architecture has as presupposed the intention to reformulate these areas through a new conception of space. By this, the question posed in the research refers to the paradox of modernist architects dealing with the project in existing cities, precisely where one of the main elements of modernist criticism is. Thus, the research seeks to understand how the relation of modern architecture in the existing city was treated in Brazil from three axes: in selected texts of Brazilian historiography, from the Brazilian architecture magazines in the 1950s and from the photographs published in both. Case studies prove the hypothesis that modern architecture in existing cities, besides the intention to apply the modernist principles, also establishes relations in the project with the immediate context where it is located. With this, the architecture of the Brazilian Modern Movement is revisited considering the relational value it establishes with the place, which is imposed on these situations, aspect to be considered in the preservation of this legacy in these areas.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-03-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.