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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2010.tde-08062010-142248
Document
Auteur
Nom complet
Valéria Piccoli Gabriel da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Belluzzo, Ana Maria de Moraes (Président)
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Marins, Paulo César Garcez
Mattos, Claudia Valladao de
Pataca, Ermelinda Moutinho
Titre en portugais
Figurinhas de brancos e negros: Carlos Julião e o mundo colonial português
Mots-clés en portugais
Arte figurativa
Brasil
Carlos Julião
História da arte
Portugal
Viajantes
Resumé en portugais
Carlos Julião (1740-1811) é um militar de origem italiana a serviço do exército português a quem são atribuídos documentos iconográficos conservados em coleções brasileiras e portuguesas. Na medida em que esses documentos incorporam representações de tipos sociais provenientes de várias partes do mundo colonial português, eles ultrapassam o campo estrito do desenho militar e ganham um novo interesse para os estudos da História da Arte. Especialmente no caso do Brasil, as figurinhas desenhadas por Julião precedem o registro dos tipos sociais operado pelos artistas viajantes do século XIX. Este trabalho visa examinar a obra de Julião sob pontos de vista diversos, na tentativa de entendê-la dentro do contexto histórico em que se situa. Dessa forma, recorre-se à reconstituição da trajetória biográfica do autor, ao exame da prática do desenho em Portugal no Setecentos, bem como ao estabelecimento de relações com tradições da representação em vigência na arte européia. Em última instância, esta tese buca encontrar para Julião um lugar no contexto da História da Arte no Brasil colônia.
Titre en anglais
Figures of blacks and whites: Carlos Julião and the portuguese colonial world
Mots-clés en anglais
Art History
Brazil
Carlos Julião
Figurative art
Portugal
Traveller artists
Resumé en anglais
Carlos Julião (1740-1811) is an Italian born military man, serving under the Portuguese Army. He is supposed to be the author of iconographical documents preserved in Brazilian and Portuguese collections. Once those documents are related to the depiction of social characters from different Portuguese colonies, all over the world, they go beyond the specificity of the military drawing, reaching an interesting status as Art History. Concerning Brazil, specifically, the human figures by Julião are far ahead the social types depicted by the traveler-artists of the 19th century. The present work intends to examine the oeuvre of Carlos Julião under several points of view, with the aim of understanding it within its historical context. Concerning such approach, the reconstitution of the artist biography has been searched, the use of the drawing in Portugal during the 18th century has been examined, as well as possible relations linking his work to representational traditions of European art. Ultimately, this thesis searches to place Julião within the History of Art in colonial Brazil.
 
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Date de Publication
2010-08-27
 
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