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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2016.tde-08032016-151656
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Viceconti Nahas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fernanda Fernandes da (Presidente)
Kuhl, Beatriz Mugayar
Pinheiro, Maria Lucia Bressan
Rubino, Silvana Barbosa
Zein, Ruth Verde
Título em português
Antigo e novo nas intervenções em preexistências históricas: a experiência brasileira (1980-2010)
Palavras-chave em português
Arquitetura (Preservação; Restauração)
Patrimônio arquitetônico (Preservação ; Restauração)
Patrimônio cultural (Preservação; Restauração)
Resumo em português
A tese "Antigo e novo nas intervenções em preexistências históricas: a experiência brasileira (1980-2010)", vem pautada na reflexão dos recentes diálogos entre antigo e novo, permanência e inovação, preservação e mudança, que fazem parte do cenário da produção arquitetônica contemporânea em que se assiste, cada vez mais, edifícios antigos tornaremse parte de uma nova história da cidade. Observa-se que o que deveria ser exceção tornou-se prática constante no cenário da arquitetura atual: em um monumento de valor histórico e artístico nem sempre se tem como objetivo, em uma intervenção, preservar o seu protagonismo e transmiti-lo em sua essência para o futuro; nem sempre seus valores estéticos e suas características históricas são respeitados; nem sempre a intervenção tem como foco o monumento, mas sim a projetação do novo associada a ele. E o que deveria ser a prática usual virou exceção. Cada vez mais encontramos intervenções na preexistência que se distanciam do rigor metodológico do restauro. Com variadas denominações - restauro, reabilitação, readequação, revitalização, reciclagem -, as ações de intervenção operam sempre com a dimensão do tempo: o tempo de vida do monumento; o tempo durante o qual ele foi submetido à degradação; as sucessivas camadas de tempo que a ele foram acrescentadas pelas transformações por que passou; e o tempo que lhe resta como monumento vivo. A fim de esclarecer essas e outras questões decorrentes dessa abordagem, busca-se investigar como se articulam as premissas teóricas e os critérios de projeto adotados nas intervenções em edifícios de valor histórico e artístico - onde julgamos encontrar-se o cerne do problema - a partir do pensamento italiano de restauro, tendo como base, em especial, os princípios da Carta de Veneza para a análise das características e dos procedimentos utilizados nas intervenções sobre preexistências históricas no Brasil nas últimas décadas. Foram estabelecidas oito tendências de intervenção mais recorrentes em um conjunto de obras analisadas, criando-se grupos com características semelhantes entre si, não totalmente rígidos e fechados, mas que, de alguma forma, pudessem facilitar a leitura das obras e caracterizar o panorama de intervenções no Brasil em relação ao campo disciplinar de restauro. Pretende-se promover a reflexão sobre esse tipo específico de produção ainda recente no Brasil e avaliar como essas intervenções se aproximam, ou não, do campo disciplinar de restauro. Portanto, tomando como referência uma série de obras pré-selecionadas, a intenção deste trabalho é averiguar as posturas, as características e os procedimentos que têm direcionado as intervenções em preexistências históricas no Brasil. O objetivo é analisar as escolhas feitas, verificando quais as tendências e posturas recorrentes e como elas dialogam com os procedimentos atuais sobre o restauro no campo internacional. Procurou-se avaliar a postura e procedimento de projeto a partir da excepcionalidade do monumento como objeto isolado e em seu contexto urbano, a sua função original, a sua destinação de uso, seus aspectos simbólicos e seus detalhes significativos. Dessa forma, foi possível aprofundar o estudo e caracterização de cada uma das tendências de intervenção. Para compreender o cenário brasileiro no que diz respeito à valorização de seu patrimônio e a materialização de quais valores, quais critérios e como os desafios da intervenção e conservação dos monumentos preexistentes são consumados na prática e, principalmente, como a palavra "restauro" vem sendo empregada na atualidade, foram analisadas, a partir de uma amostragem reduzida, 32 estudos de caso.
Título em inglês
Old and new interventions in historical preexistence: the Brazilian experience (1980-2010)
Palavras-chave em inglês
Architectural heritage (Preservation; Restoration)
Architecture (Preservation; Restoration)
Cultural heritage (Preservation; Restoration)
Resumo em inglês
The Thesis "Old and new in the interventions in historical preexistence : the Brazilian experience (1980-2010)", has guided us to reflect on the recent dialogue between old and new, permanence and innovation, preservation and change: aspects that are part of the contemporary architectural production scenery, where, at increasingly fast pace, old buildings have become part of a new history of the city. We can observe that what should be exception has become constant practice in current architecture: in an intervention of a monument of artistic and historical value for instance, not always it is the main objective to preserve its role and pass on its essence to the future, not even its aesthetical values and its historical characteristics are always respected, not always is the intervention focused on the monument itself, but rather on the projecting related to it. What should be usual practice has become exception. We find interventions on the preexistence that move away from the methodological rigor of restoring. Known as - restoration, rehabilitation, readjustment, revitalization, recycling - the actions of interventions always operate in relation with time: the life-time of the monument, the time during which it was submitted to degradation, the successive layers of time that were added to it along its transformations and the time left as a living monument. In order to clarify these and other issues on the matter, it is important to investigate the theoretical assumptions and criteria related to the projects adopted in the interventions on the buildings of historical and artistic value - which are, from my point of view, the core of the matter - starting from the Italian art of restoring, bearing in mind the principles of the Venice Charter for a better understanding of the characteristics and the procedures adopted in the interventions of historical preexistence in Brazil in the last decades. Eight trends of mostly recurrent interventions among a group of analyzed works were established: groups with similar characteristics, not totally strict and closed in order to enable the understanding of the works and characterize the range of interventions in Brazil related to restoring. We would like to promote reflection about this specific type of production still recent here in Brazil and to assess how these interventions come close or not to the disciplinary field known as restoring. Therefore, taking as reference a pre-selected group of works, our objective is to ascertain the attitudes, the characteristics and the procedures that lead to the interventions on the historical preexistence in Brazil. Our goal is to analyze the choices that were made, assessing the recurrent trends and attitudes and how they interact with the modern procedures in international restoring. We assessed the attitude and the procedure of the project considering the monument`s exceptionality: its essence of isolated object within the urban context, its original function, its usefulness, its symbolic features and its significant details. Thereby, it has been possible to deepen the study and characterization of each one of the trends in the intervention. For a better understanding of the Brazilian scenery in terms of appreciation of its heritage and materialization of which values, criteria and how the challenges in the intervention and conservation of the preexistent monuments are put in practice and, mainly, how the term "restoring" is currently used, we have analyzed 32 study cases.
 
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Data de Publicação
2016-03-24
 
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