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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-06102021-183842
Document
Author
Full name
Guilherme Galuppo Borba
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Bassani, Jorge (President)
Beiguelman, Giselle
Marques, Eduardo Cesar Leão
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Sales, Pedro Manuel Rivaben de
Title in Portuguese
A ambiguidade da cultura na transformação urbana: a região central de São Paulo em análise 
Keywords in Portuguese
Cultura
Economia criativa
Eventos de rua
Exclusão
Inclusão
Região central
Santa Cecília
São Paulo
Transformação urbana
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa objetivou contribuir cientificamente com a interdisciplinaridade nas Ciências Sociais Aplicadas, sobretudo entre os Estudos Culturais e o Urbanismo, colocando ênfase no papel da cultura como agente de transformação urbana. Na literatura e na percepção, a dimensão cultural é permeada pela ambiguidade. Se, de um lado, promove a inclusão, transformando o espaço no lócus da pluralidade e da apropriação democrática, por outro, promove a exclusão, transformando a ocupação do solo no espaço da segregação. Para comprovar essa hipótese, os eventos artístico-culturais no espaço livre público (eventos de rua) foram escolhidos como fenômeno cultural inclusivo,sobretudo no âmbito da apropriação do espaço público. A economia criativa, via tendências estético-sensoriais pós-modernas, foi identificada como fenômeno cultural exclusivo, posto que alavanca o consumo especializado, acelera a especulação imobiliária e coopera com a gentrificação. A Região Central de São Paulo constituiu-se como área de estudo a partir da qual as dimensões sociais, culturais e urbanas foram correlacionadas. O distrito da Santa Cecília foi escolhido como territorialidade específica para a coleta de dados sobre a economia criativa. Para o problema teórico-conceitual, aquele que estipula a ambiguidade da cultura, foram consultados documentos bibliográficos e estudos pré-existentes. Depois, pelo caráter interdisciplinar do trabalho, optou-se por um conjunto diverso de instrumentos que ajudassem na comprovação empírica, atendendo às necessidades da obtenção de informação por fontes multifacetadas e adaptáveis ao caso concreto (observação participante, registros iconográficos, mapeamentos, entrevistas e questionários). A análise e interpretação dos dados primários, conjuntamente ao estudo das variáveis de fontes secundárias, apontaram para a confirmação relativa da hipótese: a cultura, pelo prisma dos eventos de rua, é um importante agente de transformação urbana em processos de inclusão socioespacial, embora apresente latência de ambiguidade; por outro lado, sendo um importante intermediário de tendências estético-sensoriais pós-modernas, responsáveis pela construção de paradigmas e modos de vida, a economia criativa transforma o uso e a ocupação do solo, mas não se confirmou como vetor de exclusão socioespacial do caso em tela. O papel excludente da economia criativa é, portanto, apenas uma possibilidade, dentro de tantas outras rugosidades, não sendo de forma alguma uma determinação.
Title in English
The ambiguity of culture in urban transformation: an analysis of São Paulos city center.
Keywords in English
City center
Creative economy
Culture
Exclusion
Inclusion
Santa Cecilia
São Paulo
Street events
Urban transformation
Abstract in English
This research has sought to contribute scientifically to the interdisciplinarity in Applied Social Sciences, specifically between Cultural Studies and Urbanism, where emphasis has been placed on the role of culture as an agent of urban transformation. In the literature and in perception, the cultural dimension is thought to be permeated by ambiguity. If, on one hand, culture promotes inclusion, transforming space into plurality and democratic appropriation, on the other, it promotes exclusion, transforming the occupation of land into the space of segregation. To prove this hypothesis, artistic-cultural events in public open spaces (street events) were chosen as an inclusive cultural phenomenon within the scope of the appropriation of public space. The creative economy, via postmodern aesthetic-sensory trends, was chosen as an exclusive cultural phenomenon, since it leverages specialized consumption, accelerates real estate speculation and cooperates with gentrification. The City Center of São Paulo constituted the study area from which the social, cultural and urban dimensions were correlated. The Santa Cecília district was indicated as a specific territory for the collection of data on the creative economy. For the theoretical and conceptual problem, which stipulates the ambiguity of culture, bibliographic docuemnts and pre-existing studies were consulted. Due to the interdisciplinary nature of this work, a diverse set of instruments was selected in order to obtain information from multifaceted sources that could be adaptable to the real context (participatory observation, iconographic records, mapping, interviews and survey). The analysis and interpretation of primary data, together with the study of variables from secondary sources, pointed to the partial confirmation of the hypothesis: culture, from the perspective of street events, is an important agent of urban transformation in socio-spatial inclusion processes, although it does present some level of ambiguity; on the other hand, being an important intermediary of postmodern aesthetic-sensorial trends, responsible for the construction of paradigms and ways of life, the creative economy transforms the use and occupation of land, but it is not necessarily a vector of socio-spatial exclusion of this case study. The exclusionary role of the creative economy is, therefore, only a possibility, within so many other factors, and is by no means a determination.
 
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Publishing Date
2021-10-27
 
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