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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2013.tde-05072013-114121
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Kiyoshi Abreu Miyada
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Farias, Agnaldo Aricê Caldas (Presidente)
Barros, Luiz Antonio Recaman
Cabral, Cláudia Piantá Costa
Título em português
Supersuperfícies: New Babylon (Constant Nieuwenhuys e Internacional Situacionista, 1958-74) e Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). O pensamento utópico como parte da cultura arquitetônica no pós-guerra europeu
Palavras-chave em português
Anos 60
Arquitetura
Constant
História da arquitetura
Internacional Situacionista
New Babylon
Superstudio
Urbanismo
Utopia
Resumo em português
A presente dissertação tem como objeto o conteúdo utópico de dois projetos produzidos entre 1958 e 1974: New Babylon (Constant Nieuwenhuys e Internacional Situacionista, 1956-74) e Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). A investigação considera o debate político e cultural da época para organizar um quadro de comparativo. Aproximados e colocados à luz da discussão contemporânea sobre utopia, esses projetos revelam-se como iniciativas especulativas e críticas, estruturadas a partir da proposição de modelos espaciais e sociais. Tratam-se de ideais urbanos que respondem a transformações fundamentais no paradigma da urbanização no pós-guerra europeu. Ambos compartilham almejam um modelo urbano no qual infraestruturas automatizadas proveem recursos abundantes à uma sociedade liberada do trabalho e da propriedade privada.
Título em inglês
Supersurfaces: New Babylon (Constant Nieuwenhuys and Situationist Internacional, 1958-74) and Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). Utopian tought inside architectural culture during the post-war years
Palavras-chave em inglês
Architectural history
Architecture
Constant
New Babylon
Situationist Internacional
Sixties
Superstudio
Urbanism
Utopia
Resumo em inglês
The object of the present dissertation is the utopian content of two projects developed from 1958 to 1974: New Babylon (Constant Nieuwenhuys and Situationist Internacional, 1956-74) and Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). This research considers the cultural and political debate contemporary to that time as a parameter for organizing a comparative scheme. To the light of a contemporary discussion of utopia, these projects reveal themselves as critical and speculative enterprises based on proposing spatial and social models for the future. They consist of urban ideals that relate with fundamental changes of the urbanization paradigm during the post-war years. Both yearn for an urban model in which automate infrastructures homogeneously provide abundant resources to a society that is free from both labor and private property.
 
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paulo_miyada.pdf (4.92 Mbytes)
Data de Publicação
2013-07-10
 
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