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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.16.2013.tde-05072013-114121
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Kiyoshi Abreu Miyada
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Farias, Agnaldo Aricê Caldas (Presidente)
Barros, Luiz Antonio Recaman
Cabral, Cláudia Piantá Costa
Título en portugués
Supersuperfícies: New Babylon (Constant Nieuwenhuys e Internacional Situacionista, 1958-74) e Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). O pensamento utópico como parte da cultura arquitetônica no pós-guerra europeu
Palabras clave en portugués
Anos 60
Arquitetura
Constant
História da arquitetura
Internacional Situacionista
New Babylon
Superstudio
Urbanismo
Utopia
Resumen en portugués
A presente dissertação tem como objeto o conteúdo utópico de dois projetos produzidos entre 1958 e 1974: New Babylon (Constant Nieuwenhuys e Internacional Situacionista, 1956-74) e Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). A investigação considera o debate político e cultural da época para organizar um quadro de comparativo. Aproximados e colocados à luz da discussão contemporânea sobre utopia, esses projetos revelam-se como iniciativas especulativas e críticas, estruturadas a partir da proposição de modelos espaciais e sociais. Tratam-se de ideais urbanos que respondem a transformações fundamentais no paradigma da urbanização no pós-guerra europeu. Ambos compartilham almejam um modelo urbano no qual infraestruturas automatizadas proveem recursos abundantes à uma sociedade liberada do trabalho e da propriedade privada.
Título en inglés
Supersurfaces: New Babylon (Constant Nieuwenhuys and Situationist Internacional, 1958-74) and Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). Utopian tought inside architectural culture during the post-war years
Palabras clave en inglés
Architectural history
Architecture
Constant
New Babylon
Situationist Internacional
Sixties
Superstudio
Urbanism
Utopia
Resumen en inglés
The object of the present dissertation is the utopian content of two projects developed from 1958 to 1974: New Babylon (Constant Nieuwenhuys and Situationist Internacional, 1956-74) and Gli Atti Fondamentali (Superstudio, 1972-73). This research considers the cultural and political debate contemporary to that time as a parameter for organizing a comparative scheme. To the light of a contemporary discussion of utopia, these projects reveal themselves as critical and speculative enterprises based on proposing spatial and social models for the future. They consist of urban ideals that relate with fundamental changes of the urbanization paradigm during the post-war years. Both yearn for an urban model in which automate infrastructures homogeneously provide abundant resources to a society that is free from both labor and private property.
 
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paulo_miyada.pdf (4.92 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-07-10
 
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