• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2020.tde-28012019-170453
Document
Auteur
Nom complet
Juliano Carlos Cecilio Batista Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Rozestraten, Artur Simões (Président)
Ribeiro, Patricia Pimenta Azevedo
Barros, Gil Garcia de
Maluenda, Ana Esteban
Ramos, Fernando Guillermo Vázquez
Titre en portugais
27 textos de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi: contribuições transversais ao ensino e à  prática do projeto de arquitetura - antologia teórica.
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna
Ensino de arquitetura
Projeto de arquitetura
Resumé en portugais
A Tese organiza uma antologia teórica com 27 textos selecionados na produção bibliográfica e projetual de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi, elaborados entre os anos de 1930 a 1970, a fim de compreender uma base teórica e metodológica da prática projetual no paradigma moderno, assim como apontar estratégias para o ensino e a prática do projeto de arquitetura contemporâneo, através da revisão crítica de tal conjunto de textos. Esta pesquisa levanta, analisa, sistematiza e revisa criticamente a textos desses quatro arquitetos considerando sua relevância em apontar bases teóricas acerca de estratégias projetuais em uma nova linguagem na arquitetura brasileira. Os dados levantados são de base bibliográfica, privilegiando-se a consulta às fontes originais dos mesmos, principalmente através das revistas de arquitetura da época, sendo analisados individualmente através de resenha crítica e em conjunto através de alguns recursos gráficos para a sua melhor discussão. Ao final, o trabalho aponta formas dinâmicas para a constituição da antologia pelo próprio leitor, disponibilizando filtros para sua própria organização de leitura, através da identificação de diversos assuntos pautados em cada texto. A pesquisa aponta ainda, no seu Apêndice, ampla bibliografia com as referências de todos os originais pesquisados.
Titre en anglais
Dado não fornecido pelo autor.
Mots-clés en anglais
Architectural design
Architectural teaching
Modern architecture
Resumé en anglais
The thesis organizes a theoretical anthology with 27 selected texts in the writings and architectural design production of Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas and Lina Bo Bardi, elaborated between the years of 1930 to 1970. Through a critical review of such set of texts, we sought to understand a theoretical and methodological basis of the design practice in the modern paradigm, as well as to point out strategies for the teaching and the practice of the contemporary architectural design. This research identifies, analyzes, systematizes and critically reviews the texts of these four architects considering their relevance in pointing theoretical bases about design strategies in a new language in Brazilian architecture. The data collected are from bibliographic sources, with a preference for consulting the original sources, specially some historical architectural magazines. This sources were analyzed individually by a critical review and together by some graphic resources. Finally, the work points out some dynamic ways for the anthology be organized by the reader, providing filters for his own reading structure, through the identification of several subjects based on each text. The research also points out, in its Appendix, a large bibliography with the references of all the originals searched.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-02-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.