• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-15122020-124950
Documento
Autor
Nombre completo
Reinaldo Luiz dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Oliveira, Fabiana Lopes de (Presidente)
Fajersztajn, Hermes
Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Título en portugués
Esculturas no Campus Cidade Universitária Armando de Salles  Oliveira: arte e conservação
Palabras clave en portugués
Conservação
Esculturas
Ferramentas digitais
Mapa de danos
Resumen en portugués
A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), sede da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista, possui vários exemplares da arte escultórica instalados em suas praças, jardins ou em exposição dentro das instituições de ensino. Este acervo universitário apresenta estátuas, bustos e volumes abstratos, confeccionados em diferentes materiais por diferentes artistas. Pela importância das esculturas, dos seus autores e do seu significado para a USP, pelo extenso espaço aberto que o campus apresenta e pela sua história, acredita-se que a CUASO pode se tornar um museu a céu aberto da cidade de São Paulo, configurando como objetivo geral deste projeto apresentar o seu potencial museológico. Porém, para que a proposta realmente tenha validade, deve ser reconhecido o valor de toda a arte escultórica para todos que utilizam do espaço universitário e comunidade externa, além de estabelecer procedimentos de limpeza e manutenção dos diversos materiais utilizados na produção das peças. Por se localizarem em ambiente externo e aberto ao público, as esculturas permanecem sob ação de diferentes agentes ambientais, como insolação, variações térmicas e poluição, que associada a diferentes atos de vandalismo, aceleram a sua degradação. Frente a essa variedade de fatores, tem-se a necessidade de se proceder com estudos específicos sobre as manifestações patológicas a fim de propor medidas conservativas adequadas para cada caso. Aliado a isso, por ser uma realidade no contexto da conservação de construções e objetos de valor histórico e artístico, as ferramentas digitais de escaneamento a laser e fotogrametria auxiliam na documentação dos bens, registrando-os na forma de modelos tridimensionais virtuais fidedignos. Logo, o projeto fornece um inventário das obras expostas atualizado, e o início da documentação digital das peças, além de incluir também uma proposta de manual de conservação para as obras do escultor e ex-professor da FAU USP, Caetano Fraccaroli. O projeto busca propor às atuais e futuras gerações de estudantes, professores, funcionários e visitantes, um local onde possam vivenciar o campus com uma nova perspectiva e apreciar o seu acervo escultórico na plenitude de sua forma e autenticidade.
Título en inglés
Sculptures in Campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira: art and preservation
Palabras clave en inglés
Damage map
Digital tools
Preservation
Sculptures
Resumen en inglés
In Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO), headquarters of Universidade de São Paulo (USP) in the capital of São Paulo, there are several examples of sculptural art installed in its squares, gardens or exhibited inside the educational institutions. This university collection features statues, busts and abstract volumes made of different materials by different artists. Because of the importance of the sculptures, their authors and their significance for USP, the extensive open space in the campus and its history, it is believed that CUASO may become an open-air museum in the city of São Paulo, with presentation of its museological potential as general goal of this project. However, for the proposal to be actually valid, the value of all sculptural art shall be recognized for everyone, who uses the university space and the external community, in addition to establishing procedures for cleaning and maintenance of the different materials used in the production of the pieces. As they are located in an external environment, open to the population, the sculptures are under the action of different environmental agents, such as solar irradiance, thermal variations and pollution, which, associated with different acts of vandalism, speed their degradation up. In view of this variety of factors, there is a need to proceed to specific studies on the pathological manifestations, in order to propose appropriate preservation measures for each case. Together with that, because it is a reality in the context of preservation of buildings and objects of historical and artistic value, digital laser scanning and photogrammetry tools help documenting the assets, registering them as reliable three-dimensional virtual models. Thus, the project provides an updated inventory of the exhibited works, and the beginning of the digital documentation of the pieces, in addition to including a proposal for a preservation manual for the works of the sculptor and former professor at FAU USP, Caetano Fraccaroli. The project seeks to propose a place to the current and future generations of students, professors, employees and visitors, where they can experience the campus with a new perspective and fully appreciate its sculptural collection in all its forms and authenticity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.