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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2022.tde-15072022-151115
Document
Auteur
Nom complet
Carmen Fonseca Donat
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ono, Rosaria (Président)
Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Villa, Simone Barbosa
Titre en portugais
Áreas de convivência de escolas como espaço para desenvolvimento da cidadania: considerações sobre dois estudos de caso a partir da Avaliação Pós-Ocupação
Mots-clés en portugais
Avaliação pós-ocupação (APO)
Cidadania
Espaço escolar (áreas de convivência)
Instalações prediais de segurança
Resumé en portugais
As áreas de convivência da escola contemporânea, além de fornecer às crianças ambiente seguro, pode assumir papel coletivo e afetivo para a comunidade que ela acolhe e atende. A região central de São Paulo, além de local com imensa riqueza de equipamentos públicos e comercialmente dinâmica, possui singularidades sociais. Assim, o objetivo geral desta investigação sobre escolas públicas de ensino fundamental ciclo II localizadas no centro do município era revelar as condições de responsividade e topofilia encontrados com ênfase na segurança dos usuários. Os objetivos específicos pretendiam: compreender a relação entre o usuário, o edifício e o seu entorno; identificar a permeabilidade visual e sensorial dos lotes e suas divisas, em meio ao conjunto urbano edificado; e detectar programas, políticas públicas e profissionais capazes de contribuir para a construção de uma sociedade democrática em desenvolvimento. A técnica exploratória permitiu a identificação de fatores relevantes para o projeto e a avaliação dos ambientes de vivência das escolas, tais como: os parâmetros de segurança dos edifícios, normativos, de processo de projeto e os benchmarks. A Avaliação Pós- Ocupação (APO) e sua abordagem multimétodos com ênfase na análise urbanística do entorno, e na análise do desempenho dos objetos alvo dos estudos de caso de pesquisa permitiu o diagnóstico sobre os seguintes aspectos: as condições de manutenção, segurança e higiene dos ambientes; a situação da infraestrutura urbana do entorno; os tipos de fronteiras dos perímetros; e outros que visam enaltecer as instituições educacionais, seus valores sociais e o estado da arte de seu ambiente construído. As condições atuais dos edifícios revelaram-se carentes de investimentos em manutenção; os entornos apresentaram boa oferta de equipamentos, porém baixa conexão; a segurança e a situação das divisas necessitam revisões; as políticas públicas de fomento às parcerias entre as famílias e as escolas não se encontraram implementadas. As dificuldades trazidas pela pandemia do Coronavírus restringiram algumas etapas das avaliações qualitativas e de comportamento dos usuários. Os instrumentos qualitativos para aferição do grau de identidade dos usuários com o espaço escolar e de responsividade dos edifícios escolares e de outros equipamentos públicos ao redor não puderam ser aplicados. Os instrumentos quantitativos tiveram baixa adesão. A pesquisa, se adotada em sua plenitude e tiver ampliada sua aplicação, sugere contribuição significativa na reflexão sobre como transformar as cidades em ambientes capazes de promover sustentabilidade social, exercitar a tolerância, criar relações democráticas e desenvolver a cidadania. Revelar o status dos ambientes de convivência escolares pode contribuir positivamente para esta qualificação urbana e social.
Titre en anglais
School s social areas as spaces to develop citizenship: considerations about two case studies through Post-Occupancy Evaluation
Mots-clés en anglais
Building security facilities
Citizenship
Post-occupancy evaluation (POE)
School spaces (social areas)
Resumé en anglais
The contemporary school living areas may assume a collective and affective role for the community it welcomes and serves, as well as a safety environment. Sao Paulo s central area beside his social specificities, holds a great social services richness and business dynamism. Thus, this research general objectives about public elementary schools located in the centre of the city was to reveal responsiveness and topophilia conditions emphasizing users security. The specific objectives intended: to understand the relationship between the user, building, and surroundings; to identify visual field and sensory perception of plots boundaries inside urban sets; and to detect programs, public policies, or professionals capable to construct emerging democratic society. The exploratory technics listed relevance key factors for project and evaluation such as: building security parameters, normative, design process and benchmarks. The Post-Occupancy Evaluation (POE) and its multimethod approach focusing the analyses on urbanistic surroundings and the case studies performance allowed the diagnosis of the following aspects: maintenance, safety, and sanitary conditions; urban infrastructure situation; types of perimeters; and others that emphasize educational institutions, their social values, and their built environment art state. Current conditions revealed lack of investments in maintenance; the surrounding presented large social services supply, but not connected; the security and the boundaries need revisions; the school and familys partnership does not happen, because the public policies to promote them were not established. The Coronavirus pandemic brought difficulties when it restricted some stages of the qualitative and user behaviour evaluations. The tools to detect the degree of users identity with school spaces; the school building responsiveness and other surrounding public facilities could not be applied. The quantitative tools applied had low adherence. This kind of research, if fully adopted and enlarged, suggests relevant contribution to the idea of transforming the cities with a focus on social sustainability, exercising tolerance, creating democratic relations, and developing citizenship. The revelation of the schools social areas status can positively contribute to that urban and social change.
 
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Date de Publication
2022-07-29
 
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