• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2009.tde-13012010-111757
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Moreira Petrella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Angela Maria (Presidente)
Damiani, Amelia Luisa
Vieira, Maria Antonieta da Costa
Título em português
Das fronteiras do conjunto ao conjunto das fronteiras
Palavras-chave em português
CDHU Iguatemi
CECAP Zezinho Magalhães Prado
Cingapura Zaki Narchi
COHAB Cidade Tiradentes Santa Etelvina
Conjuntos habitacionais
Habitação
Indústria da construção civil
Mutirão autogerido COPROMO
Parque do Gato
Produção do espaço
Urbanização
Resumo em português
O Conjunto Habitacional é resultado de um processo de produção do espaço que articula diversos agentes interessados em valorizar seu capital num processo produtivo. Como conjunto de experiências, pode ser observado a partir de suas especificidades materiais, realizadas em cada um de seus contextos históricos e geográficos determinados, e também como um processo de produção que se percebe de maneira genérica, constituindo-se deste modo como uma forma social de produção. Contudo, se esse conjunto de experiências se identifica com políticas econômicas, também o faz com as políticas sociais, nas quais diversos arquitetos se engajaram como meio de contribuir com o processo de desenvolvimento da sociedade. Esta dissertação estabelece uma comparação entre experiências (consideradas exemplares) realizadas no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo, visando compreender e superar os limites referentes à forma de produção do espaço por meio de Conjuntos Habitacionais. Se, por um lado, tenta olhar criticamente seus produtos, também o faz com relação às formas de produção e seus produtores. E se há limites impostos pela própria forma capitalística de produção do espaço, mediada pelas relações entre salário, lucro e renda, há também nas concepções críticas do pensamento arquitetônico. Deste modo, se for possível a superação da Forma Conjunto Habitacional, isso deverá se dar em conjunto.
Título em espanhol
De las fronteras del conjunto al conjunto de las fronteiras
Palavras-chave em espanhol
Conjuntos habitacionales de interés social
Industria de la construcción civil
Producción del espacio
Resumo em espanhol
El Conjunto Habitacional de interés social es el resultado de un proceso de producción del espacio que articula a diferentes agentes interesados en valorar su capital en un proceso productivo. En cuanto conjunto de experiencias, se puede observar a partir de sus especificidades materiales, realizadas en cada uno de sus contextos históricos y geográficos particulares, y también como un proceso de producción que se percibe de manera genérica, constituyéndose, de este modo, como una forma social de producción. No obstante, aunque este conjunto de experiencias se identifica con algunas políticas económicas, también lo hace con ciertas políticas sociales, que cuentan con el apoyo comprometido de muchos arquitectos quienes ven en ellas una manera de aportar al proceso de desarrollo social. Esta disertación establece una comparación entre algunas experiencias (consideradas como ejemplares) realizadas en el marco de la Región Metropolitana de São Paulo, buscando comprender y superar los límites relacionados a la forma de producción del espacio mediante los Conjuntos Habitacionales. Si, por un lado, se intenta dirigir una mirada crítica hacia sus productos, se lo hace igualmente en lo que se refiere a sus formas de producción y sus productores. Asimismo, si existen límites impuestos por la propia forma capitalística de producción del espacio, mediada por las relaciones entre el salario, las ganancias y las rentas, se los encuentra también en las concepciones críticas del pensamiento arquitectónico. De este modo, si es posible la superación del formato del Conjunto Habitacional, esto se deberá dar en conjunto.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-03-29
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • PETRELLA, Guilherme Moreira. Das fronteiras do Conjunto ao conjunto das Fronteiras. Pós - Revista do programa de pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP [online], 2011, n. 29, p. 114-135. [acesso 2012-06-16]. Disponível em : <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/posfau/v18n29/08.pdf>
  • PETRELLA, Guilherme. Das fronteiras do Conjunto ao conjunto das Fronteiras : Experiências comparadas de Conjuntos Habitacionais na Região Metropolitana de São Paulo. 1 ed.. São Paulo : Annablume Editora, 2012.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.