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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-07072014-133708
Documento
Autor
Nome completo
Ulisses Demarchi Silva Terra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lara, Arthur Hunold (Presidente)
Celani, Maria Gabriela Caffarena
Giacaglia, Marcelo Eduardo
Título em português
Arquitetura em espaços de fluxo: modelagem e simulação em estações metroferroviárias e espaços de multidão
Palavras-chave em português
Circulação de pedestres (simulação; modelos)
Mobilidade urbana
Projeto de arquitetura
Terminais de transportes
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa é investigar como o fluxo de pedestres interfere na concepção arquitetônica dos espaços que envolvem multidões. Tendo como objeto inicial as estações metroferroviárias, realizou-se um abrangente levantamento bibliográfico sobre o tema, buscando abordá-lo na complexidade que envolve o comportamento humano, a engenharia, a arquitetura e a construção. Conceitos sobre modelagem e simulação de fluxos de pedestres são apresentados e servem de base para o desenvolvimento de um estudo de caso sobre a concepção de distintos espaços arquitetônicos: O Estádio Arena das Dunas, em Natal; o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte; o Parque Olímpico, no Rio de Janeiro; e a interligação metroviária Paulista-Consolação, em São Paulo. A presente pesquisa não tem a pretensão de apresentar soluções ou diretrizes de projeto para espaços que envolvem multidões, mas busca investigar como a concepção desses espaços pode ser alterada a partir de uma abordagem que coloca os pedestres como elemento determinante da arquitetura.
Título em inglês
Architectural spaces flow: modeling and simulation in subway and train stations and spaces crowd
Palavras-chave em inglês
Architectural design
Pedestrian traffic (simulation; models)
Transport terminals
Urban mobility
Resumo em inglês
This essay aims at investigating how the pedestrian flow interferes the architectural design of the places full of people. Regarding the subway and rail stations as the initial objective, it was made a comprehensive bibliographic survey about this subject in order to speaking about the human behavior engineering, architecture and construction complexity. It is presented the modeling and simulation concepts of pedestrian flows which function as the basis for the development of a case study of different architectural spaces design: the Arena das Dunas Stadium in Natal, the Mineirão Stadium in Belo Horizonte, the Olympics Park in Rio de Janeiro and the subway stations interconnection Consolação-Paulista in São Paulo. This essay does not intend to present solutions or design guide lines for places full of people, but investigate how the design of these places can be changed from an approach that is considering the pedestrians as a determinant element of the architecture.
 
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Data de Publicação
2014-08-22
 
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