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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-06042023-180604
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Luiz Minot Gutierrez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Rozestraten, Artur Simões (Presidente)
Bertocci, Stefano
Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira
Castral, Paulo Cesar
Pinto, Patrícia Daniele Urias
Título en portugués
O risco para a igreja Sao Francisco de Assis na cidade de São João del Rei: estudo sobre as representações da arquitetura em Minas Gerais no final do século XVIII
Palabras clave en portugués
Arquitetura religiosa
Desenho de arquitetura
Projeto de arquitetura
Resumen en portugués
Este trabalho aborda a fábrica da arquitetura em Minas Gerais no final do século XVIII, tendo interesse específico na atividade projetual, elegendo como objeto de estudo central um desenho presente no acervo do Museu da Inconfidência, na cidade de Ouro Preto MG no qual podemos identificar a representação da fachada de uma igreja com tema devocional à São Francisco de Assis. Ao redor desse desenho mobilizam-se e articulam-se aproximações com uma série de outros objetos, identificados como parte integrante de um mesmo contexto histórico e territorial, e que representam os esforços coletivos de transformação material do mundo a partir de preceitos culturais específicos daquela sociedade. Quanto à abordagem do contexto histórico e cultural, esta se dá, em partes, no reconhecimento da temática presente no desenho: a representação de um elemento importante (a fachada) de um edifício religioso com indicação devocional a um santo cristão. Quando observamos os demais objetos identificados durante essa pesquisa, é possível reconhecer que vários deles também fazem parte do processo de fabricação de edifícios religiosos. Dentre outros interesses e atividades, aquelas pessoas dedicaram esforços coletivos bastante significativos para marcar a paisagem com símbolos de sua devoção. O objeto de estudo em foco é divulgado desde a década de 1940 por historiadores e pesquisadores. Antes de chegar ao Museu da Inconfidência, o desenho foi encontrado fortuitamente no acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, por volta de 1940. Lucio Costa se encarregou de fazer a atribuição de autoria do risco ao mestre Aleijadinho em trabalho publicado por volta de 1951, pelo SPHAN. Não foram encontrados outros trabalhos que se dedicaram exclusivamente ao objeto. O estudo do desenho da fachada franciscana, e o confrontamento com os livros de registro da irmandade, permitiram revisar essa atribuição, refutando a possibilidade de uma afirmação positiva de autoria, mas que valida a existência de um par coeso de desenhos que faz parte do mesmo risco e que devem figurar sempre em conjunto. Para isso essa pesquisa contou com o apoio de recursos digitais de documentação e manipulação de dados geométricos e espaciais, como o escaneamento tridimensional e a fotometria para o estudo da igreja edificada. A adoção de uma metodologia de análise embasada no uso de imagens, reforça a importância de procedimentos típicos da atuação dos arquitetos, como a criação de diagramas analíticos e sintéticos em um processo de meta análise, que não se constitui como um fim, mas como uma apresentação sistematizada do pensamento em curso. Esta pesquisa ratifica a prática de construção coletiva em uma trama social complexa e hierarquizada, que determinou os rumos e aspectos característicos do objeto de estudo e consequentemente da edificação resultante.
Título en inglés
The original architectural drawing of the São Francisco de Assis church in the city of São João del Rei: a study of architectural representations in Minas Gerais, Brazil, at the end of the 18th century
Palabras clave en inglés
Architectural design
Drawing
Religious architecture
Resumen en inglés
This research addresses the architecture factory in Minas Gerais, Brazil, at the end of the 18th century, having a specific interest in design activity, choosing as its central object of study an original architectural drawing present in the collection of the Museu da Inconfidência, in the city of Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil, in which there is an elevation of the facade of a church with a devotional theme to São Francisco de Assis. To deepen studies over this specific drawing, approaches have been mobilized to establish relations with a series of other objects, identified as an integral part of the same historical and territorial context, representing the same collective efforts of material transformation of the world based on specific cultural precepts of that society. To approach the historical and cultural context, the research proposes some steps, starting with the recognition of the artistic motif or theme present in the drawing: the representation of the facade of a religious building with a devotional indication to a Christian saint. When we observe the other related objects identified during this research, several of them are also clearly part of the manufacturing process of religious buildings. Among other interests and activities, that society dedicated quite significant collective efforts to mark the landscape with symbols of their devotion. The drawing in focus has been publicized since the 1940s by Brazilian art and architecture historians and researchers. Before arriving at the Museu da Inconfidência, the drawing was fortuitously found in the collection of the National Library, in Rio de Janeiro, around 1940. In a tour-de-force Lucio Costa assigned the authorship of this drawing to master Aleijadinho in a work published around 1951, by the SPHAN. Since then, no other works have been dedicated exclusively to this drawing. Deepen studies conducted in this research over the drawing of the Franciscan façade, and the confrontation with the registration books of the religious brotherhood, allowed us to review this attribution, refuting the possibility of a positive affirmation of authorship. Furthermore, comparative analysis validates the existence of a cohesive pair of drawings separated nowadays that is part of the same architectural design project (risco) and must be kept together, side by side. As part of its methodological procedures, this research counted with the support of digital resources of documentation and manipulation of geometric and spatial data, such as three-dimensional scan and photometry for the study of the built church on its site. The adoption of a comparative visual analysis approach, grounded on the intensive use of images, reinforces the importance of representational architectural procedures to study architecture. This choice considers the creation of analytical and synthetic diagrams in a meta-analysis design process, not as an end, but as a systematized path of ongoing thinking. Doing so, this research ratifies a collective construction practice in a complex and hierarchical social network, which determined the directions and main characteristic aspects of the drawings and consequently of the resulting building.
 
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Fecha de Publicación
2023-04-12
 
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