• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2021.tde-01122021-175123
Document
Auteur
Nom complet
Camilla Thais de Meneses Coêlho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Cesar, João Carlos de Oliveira (Président)
Balieiro, Cristiani Pansonato Guessi
Melo, Alcilia Afonso de Albuquerque e
Titre en portugais
O protagonismo das pastilhas na cromaticidade da arquitetura: o caso do bairro Higienópolis em São Paulo (1940-1950)
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna
Cor na arquitetura
Higienópolis
Levantamentos cromáticos
Revestimento de pastilhas
Resumé en portugais
A cromatização da arquitetura se dá de diferentes formas, variando de acordo com cada cultura, região e época, sendo especialmente definida pelos materiais empregados na construção. Esta pesquisa investiga o papel do revestimento de pastilhas em edifícios de múltiplos pavimentos, enquanto elemento cromático das fachadas. Este revestimento foi amplamente utilizado em São Paulo, no período em que a cidade se verticalizava, sendo empregado tanto por arquitetos renomados, quanto, pelo mercado imobiliário. Assim, foi objetivo deste estudo coletar, sistematizar e documentar dados provenientes de levantamentos cromáticos realizados nas fachadas e áreas comuns de edifícios residenciais, tendo em vista a investigação da função da cor, enquanto componente do projeto arquitetônico. O recorte metodológico proposto foi o bairro de Higienópolis, nas décadas de 1940 e 1950. Para isso, foram selecionados três estudos de caso: o Ed. Prudência (1944), de Rino Levi; o Ed. Louveira (1946), de Vilanova Artigas; e o Ed. Parque das Hortênsias (1951), de Artacho Jurado. Este estudo se justifica por sua contribuição para a historiografia da Arquitetura Moderna, ao explorar a temática da materialidade e da função da cor no projeto de arquitetura. A metodologia aplicada nas análises arquitetônicas se respalda nas propostas de Afonso (2019), já os registros, sistematização e produção das fichas cromáticas se basearam nos levantamentos de Balieiro (2020). O referencial teórico se apoia na produção de autores que tratam do tema, cor na arquitetura, como Pernão (2012), Cesar (2015), e Moceri (2016). Quanto a materialidade da arquitetura, são explorados os trabalhos de Cunha (2016), Ruas (2014) e Bedolini (2019). Sobre o contexto histórico de verticalização da cidade de São Paulo, e da atuação dos arquitetos neste cenário, foram os estudados os autores Segawa (2014), Homem (1980), Lemos (1990), dentre outros.
Titre en anglais
The role of mosaic tiles in the chromaticity of architecture: the case of the Higienópolis neighborhood in São Paulo (1940-1950).
Mots-clés en anglais
Color check
Color in architecture
Higienópolis
Modern architecture
Mosaic tiles
Resumé en anglais
The chromaticization of architecture takes place in different ways, varying according to each culture, region and time, being especially defined by the materials used in the construction. This research investigates the role of mosaic tiles in multi-storey buildings as a chromatic element of facades. This coating was widely used in São Paulo, during the period when the city became vertical, being used both by renowned architects, and by the real estate market. Thus, the objective of this study was to collect, systematize and document data from chromatic surveys carried out on the facades and common areas of residential buildings, with a view to investigating the function of color as a component of the architectural project. The proposed methodological approach was the investigation of the neighborhood of Higienópolis, in the 1940s and 1950s. For this, three case studies were selected: Ed. Prudência (1944), by Rino Levi; Ed. Louveira (1946), by Vilanova Artigas; and the Ed. Parque das Hortênsias (1951), by Artacho Jurado. This study is justified by its contribution to the historiography of Modern Architecture, exploring the theme of materiality and the function of color in architectural design. The methodology applied in the architectural analysis is supported by the proposals of Afonso (2019), while the records, systematization and production of color sheets were based on surveys by Balieiro (2020). The theoretical framework is based on the production of authors who deal with the theme, color in architecture, such as Pernão (2012), Cesar (2015), and Moceri (2016). As for the materiality of architecture, the works of Cunha (2016), Ruas (2014) and Bedolini (2019) are explored. About the historical context of the verticalization of the city of São Paulo, and the role of architects in this scenario, the authors Segawa (2014), Homem (1980), Lemos (1990), among others, were studied.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-01-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.