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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.1997.tde-31102022-175138
Documento
Autor
Nome completo
Angela Maria Rocha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1997
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Gross, Maria do Carmo Costa
Kossovitch, Leon
Munari, Luiz Americo de Souza
Zani Netto, Amilcar
Título em português
Para uma caracterização da pintura contemporânea
Palavras-chave em português
Pintura (século 20)
Resumo em português
Contribuição à crítica da produção artística. Considera que o emprego dos conceitos de abstração e de seu contraponto, o figurativo, resulta do olhar que quer ainda hoje ver a pintura como processo fundado na representação. Pretende mostrar a emergência de fenômenos ocorridos à margem dessas categorias no decorrer do século XX no obra de pintores. As obras de Claude MONET, Giorgio MORANDI, Jackson POLLOCK e Willem DE KOONING testemunham a experiência de transformação do olhar a pintura e a construção do seu lugar como experiência desse sentido. A obra de Bram VAN VELDE testemunha o lugar da pintura como experiência vital da arte para o homem. Nos artistas que estão em processo de realização de suas obras: Betty GOODWIN, Susan ROTHENBERG, Williem MACKENDREE e Sergio FINGERMANN, encontra-se a experimentação do olhar transformado no fazer da pintura.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
A contribution to artistic production and its appreciation. It considers the employment of the abstract and figurative concepts as a result from the regard that expects to see painting, even nowadays, as a process founded in representation. It intends to demonstrate the emergence of phenomena that happened on the edge of those categories in the course of the XXth century in the work of painters. The Claude MONET, Giorgio MORANDI, Jackson POLLOCK and Willem DE KOONING works testify the experience of painting regarding transformation and the building up of it's place as an experience of this sense. The Bram VAN VELDE work testifies the painting's place as a vital experience of art to mankind. Among the artists who are in process of doing their works: Betty GOODWIN, Susan ROTHENBERG, William MACKENDREE and Sergio FINGERMANN, one finds the experiment of regard transformed in the making of the painting.
 
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Data de Publicação
2022-11-07
 
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