• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2003.tde-28072022-143812
Documento
Autor
Nome completo
Lineu Passeri Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Baring, Joao Gualberto de Azevedo (Presidente)
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Machado, Lucio Gomes
Título em português
Estúdios de gravação de áudio: as necessidades acústicas como indutoras do desenho
Palavras-chave em português
Acústica arquitetônica
Isolamento acústico
Resumo em português
Partindo de uma visão dos aspectos históricos de acústica, música, e gravação de áudio, o autor faz uma breve comparação entre os diversos tipos de estúdios, explica o processo contemporâneo de gravação e contextualiza o mercado de música gravada no Brasil. A partir daí, a pesquisa se concentra nos estúdios de gravação de áudio. Sua relação com a cidade, e a legislação específica, são os primeiros assuntos abordados. Nível de ruído, tempo de reverberação, absorção, reflexão e difusão sonora são os assuntos tratados em seguida. Parâmetros de projeto e filosofias de desenho são discutidos. Sete exemplos de bons estúdios de gravação de áudio (quatro no Brasil e três no exterior) são também apresentados. Em um estudo de caso, por intermédio da apropriação de grandezas acústicas tais como nível de ruído de fundo, EDT (Early Decay Time) e RT30, foram analisadas as soluções de projeto dos ambientes de um estúdio profissional, verificando sua compatibilidade com as necessidades acústicas e com a tecnologia contemporânea de gravação, visando a determinação de parâmetros para a elaboração de projetos técnicos específicos.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Starting from a historical view of acoustics, music and audio recording, the author makes a brief comparison between several types of studios, explains the contemporary recording process, and introduces current aspects of Brazilian recorded music marketplace. From this point, the research is focused on professional recording studios. Its relationship with the urban environment, specific rules and laws are the first topics presented. Noise level, reverberation time, absorption, reflection and diffusion of sound are discussed. Design philosophies, subjective and objective parameters are also discussed. Seven examples of good professional recording studios are presented. In a case-study, by means of noise levels, EDT (Early Decay Time) and RT30 measurements, two studios and control rooms were presented and compared. From these results, the project solutions were analysed to check how each recording environment is compatible with its acoustical needs and with contemporary recording technology. The main goal was to establish guidelines and objective acoustical parameters to be used in the design of new recording studios.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.