• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2003.tde-28072022-143812
Document
Auteur
Nom complet
Lineu Passeri Junior
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Baring, Joao Gualberto de Azevedo (Président)
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Machado, Lucio Gomes
Titre en portugais
Estúdios de gravação de áudio: as necessidades acústicas como indutoras do desenho
Mots-clés en portugais
Acústica arquitetônica
Isolamento acústico
Resumé en portugais
Partindo de uma visão dos aspectos históricos de acústica, música, e gravação de áudio, o autor faz uma breve comparação entre os diversos tipos de estúdios, explica o processo contemporâneo de gravação e contextualiza o mercado de música gravada no Brasil. A partir daí, a pesquisa se concentra nos estúdios de gravação de áudio. Sua relação com a cidade, e a legislação específica, são os primeiros assuntos abordados. Nível de ruído, tempo de reverberação, absorção, reflexão e difusão sonora são os assuntos tratados em seguida. Parâmetros de projeto e filosofias de desenho são discutidos. Sete exemplos de bons estúdios de gravação de áudio (quatro no Brasil e três no exterior) são também apresentados. Em um estudo de caso, por intermédio da apropriação de grandezas acústicas tais como nível de ruído de fundo, EDT (Early Decay Time) e RT30, foram analisadas as soluções de projeto dos ambientes de um estúdio profissional, verificando sua compatibilidade com as necessidades acústicas e com a tecnologia contemporânea de gravação, visando a determinação de parâmetros para a elaboração de projetos técnicos específicos.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Starting from a historical view of acoustics, music and audio recording, the author makes a brief comparison between several types of studios, explains the contemporary recording process, and introduces current aspects of Brazilian recorded music marketplace. From this point, the research is focused on professional recording studios. Its relationship with the urban environment, specific rules and laws are the first topics presented. Noise level, reverberation time, absorption, reflection and diffusion of sound are discussed. Design philosophies, subjective and objective parameters are also discussed. Seven examples of good professional recording studios are presented. In a case-study, by means of noise levels, EDT (Early Decay Time) and RT30 measurements, two studios and control rooms were presented and compared. From these results, the project solutions were analysed to check how each recording environment is compatible with its acoustical needs and with contemporary recording technology. The main goal was to establish guidelines and objective acoustical parameters to be used in the design of new recording studios.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-08-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.