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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2004.tde-27052022-114359
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Felippe Viégas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de (Presidente)
Anelli, Renato Luiz Sobral
Meyer, Regina Maria Prosperi
Título em português
Conjunto Nacional: a construção do Espigão Central
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna (São Paulo - SP)
David Libeskind
Edifícios comerciais (São Paulo - SP)
Resumo em português
O edifício do Conjunto Nacional, projetado por David Libeskind em 1955, é uma referência da arquitetura em São Paulo. O projeto proporciona qualidades urbanas e indica questões importantes para a compreensão da cultura brasileira. Ocupa um quarteirão inteiro da cidade, ampliando suas possibilidades de configuração espacial. Baseia-se na idéia da quadra como fração urbana mínima. O projeto incorporou um desenho que revela menos a idéia de um monumento independente à metrópole e mais o desejo de construir espaços de uso coletivo. O trabalho pretende revelar essas características a partir de uma leitura do projeto. Uma análise crítica que aponte ações futuras. O empreendimento está inserido num processo de expansão do centro da cidade rumo ao Espigão Central. O crescimento acelerado da capital e a ocupação da região da Avenida Paulista revelam a construção de uma nova geografia urbana, da qual o Conjunto Nacional é um marco na paisagem. As referências diretas e indiretas do arquiteto, no momento de concepção do edifício, foram reunidas através de seus depoimentos. O processo de projeto e execução foi descrito baseando-se em desenhos originais que assinalam as mudanças ocorridas ao longo dos anos de uma obra que "nunca terminou". Este objeto desperta interesse ainda maior quando entendido não como fato isolado, mas como parte do contexto da cultura brasileira do período. A obra integra a produção arquitetônica brasileira de excelente qualidade que foi produzida na década de 50, que dialogava com outras manifestações sociais e artísticas. O Conjunto Nacional sugere a idéia de que o seu desenho reflita a concretização de um projeto coletivo. Um arquiteto com 26 anos só poderia conceber um edifício desta qualidade e complexidade se esse desejo comum estivesse introjetado ao seu processo de trabalho.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
The Conjunto Nacional Building was designed by David Libeskind in 1955 and became an architectural landmark in São Paulo. the project imparts an urban quality and points to issues which are relevant to the understanding of Brazilian culture. The side occupies an entire block, increasing the range of possible spatial configurations and drawing on the concept of block as the minimum urban fraction. the design incorporated a core plan that reveals a desire to create spaces for communal use, rather than a stand-alone, detached monument. This dissertation intends to unveil those characteristics using the very project as a starting point. A critical analysis will be conducted, and is intended as possible source of guidance for future action. The construction is part of a larger trend that led the city to expand from downtown towards the Espigão Central (a geographically higher area). The accelerated growth of the capital and the occupation of the region surrounding Paulista Avenue gave rise to a new urban geography, in which the Conjunto Nacional stands out. The architects direct and indirect references in conceiving the building were compiled from his own personal accounts. The processes entailing the design and execution were described based on original drawings, which highlight the changes that occurred throughout time and affected a construction work that never ended. Such object attracts even more interest when seen not as an isolated fact, but as part of the Brazilian cultural context in the period. The building is representative of the level of excellence achieved by the Brazilian architectural production in the 50s, which bore on other social and artistic manifestations, and suggests that its design should reflect the materialization of a colective project. A 26-year-old architect could only conceive of such level of quality and complexity in a building if this common desire were an integral, introjected part of his work process.
 
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Data de Publicação
2022-06-09
 
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