• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2005.tde-26082022-100636
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiane Muniz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de (Presidente)
Anelli, Renato Luiz Sobral
Meyer, Regina Maria Prosperi
Título en portugués
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano
Palabras clave en portugués
Desenho urbano (São Paulo - SP)
Metrô (São Paulo - SP)
Resumen en portugués
O metrô de São Paulo fundamenta uma reflexão sobre o papel da infra-estrutura como desenho urbano. O crescimento desenfreado da mancha urbana, criando um amplo território ocupado, e o aprofundamento das desigualdades sociais estabelecem um grande desafio: ampliar a acessibilidade na metrópole paulistana. Essa ação realizada de forma ampla teria significado de inclusão social. A reestruturação do sistema de transporte, sobretudo de alta capacidade, tem sido contemporaneamente tema condutor da reorganização do tecido das grandes cidades pela característica sistêmica das intervenções. A arquitetura dessas grandes obras pode desempenhar papel fundamental nessa transformação. Pautado pela possibilidade de modernização e ampliação da rede urbana de trilhos em menos de dez anos, com a união de trem e metrô num mesmo serviço, esse estudo indica que os investimentos no sistema representariam não somente acesso aos serviços básicos que a cidade oferece, como também a possibilidade de reurbanização e adensamento de grandes áreas onde existe infra-estrutura instalada. Oportunidade que não deve ser desperdiçada. A discussão, desde os primeiros projetos até os planos mais atuais, tem o desejo de estabelecer parâmetros para as intervenções futuras.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The São Paulo subway system serves as basis for assessing the role played by infrastructure in urban design. The unbridled growth of the urban area, which creates a vast occupied territory, along with mounting social inequalities presents an important challenge: to enhance overall accessibility throughout the São Paulo metropolis. If carried out in a comprehensive way, such action would be tantamount to promoting social inclusion. The restructuring of transportation systems, more notably those of high capacity, has been a guiding theme in the reorganization of big cities due to the systemic nature of the interventions. The architectural aspects involved in such large construction works could have an essential role in the transformation. This study draws on the possibility that a process of modernization and enlargement of the urban rail network could take place in less than ten years, via a joint offer of train and subway services. The analysis suggests that any investment made in the system would mean not only increased access to the basic services provided by the city, but also an opportunity to reurbanize and populate large areas where infrastructure already exists. Such opportunity should not be overlooked. From early projects to current plans, the present discussion aims at establishing parameters for future interventions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.