• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2004.tde-26052022-115813
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Rago Valentim
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de (Presidente)
Acayaba, Marlene Milan de Azevedo
Martino, Arnaldo Antonio
Título en portugués
Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
Palabras clave en portugués
Escolas (arquitetura)
João Batista Vilanova Artigas
Resumen en portugués
Esta dissertação é uma análise do conjunto de edifícios escolares projetados pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985). A série inicia-se com o ginásio de Itanhaém, projetado em 1959, e se estende até 1978, ano dos últimos projetos destinados à atividade educacional, perfazendo um total de 24 escolas (23 voltadas ao ensino público). Para uma melhor contextualização dessa obra, o primeiro capítulo descreve o desenvolvimento dos edifícios escolares em São Paulo e, o segundo, apresenta uma análise da trajetória profissional de Artigas, procurando estabelecer relações entre sua formação, suas atividades didáticas e políticas, com sua obra arquitetônica, em especial com os edifícios escolares. O resultado desta pesquisa evidenciou a importância desses projetos não só no conjunto da produção do arquiteto, como em relação ao quadro da arquitetura moderna brasileira. Os edifícios escolares projetados por Artigas tornaram-se referências marcantes para a arquitetura produzida em São Paulo ao longo da década de 1960. A institucionalização desse repertório formal fez com que o próprio Artigas buscasse caminhos diversos em seus projetos escolares nos primeiros anos da década seguinte. Na segunda metade dos anos 70, Artigas projeta 11 escolas para o governo do Estado de São Paulo, dentro de um sistema de total padronização dos edifícios, produção bastante diversa da que caracterizou suas escolas mais conhecidas.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
This thesis focuses a set of 24 school buildings, all public, except one, designed by the architect Vilanova Artigas (1915-1985). The series starts with the Itanhaém High School, in 1959 and stretches up to 1978, when his last educational building designs come out. In order to better contextualize his work, the first chapter of the text describes the development of educational buildings in the State of São Paulo, while the second one sets forth an analysis of his professional career thus attempting to establish a rapport between his formation, his teaching and political activities and his architectonical work, particularly his school buildings. This research shows the importance of those projects, from both the perspective of the architect production as well as from the standpoint of the Brazilian Modern Architecture as a whole. The schools designed by Artigas became outstanding references to the architectural work produced in São Paulo along the sixties. In the early seventies the institutionalization of his formal repertoire has motivated Artigas to look for alternative paths for his educational buildings. In the second half of the decade Artigas designed 11 school buildings again for the State of São Paulo government, all of them incorporating a system of standard patterns which made them differ greatly from the otherwise his most known schools.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.