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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2006.tde-23092022-100546
Documento
Autor
Nome completo
Marisa Pulice Mascarenhas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Villaça, Flávio José Magalhães (Presidente)
Campos Neto, Candido Malta
Gitahy, Maria Lucia Caira
Título em português
Os Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Centros comunitários (São Paulo - SP)
Centros culturais (São Paulo - SP)
Construções esportivas (São Paulo - SP)
Escolas (arquitetura)
Inclusão social (São Paulo - SP)
Políticas públicas (São Paulo - SP)
Resumo em português
Este trabalho aborda os Centros Educacionais Unificados - CEUs, complexos que reúnem equipamentos educacionais, culturais e esportivos, instalados em áreas periféricas da cidade de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2004). Apesar de ofertar espaços e serviços públicos de educação, cultura, esportes e lazer a regiões carentes da cidade e com grande demanda por esses serviços, os CEUs têm sofrido críticas muitas vezes relacionadas ao montante de recursos mobilizados para a sua construção e manutenção, cuja origem desvirtuaria as vinculações previstas em lei para a estrita manutenção e desenvolvimento do ensino. Elogios também acompanham o projeto e partem tanto de especialistas quanto da população beneficiária. Os referenciais mais comuns de políticas públicas, baseados em uma racionalidade orientada por custos, muitas vezes condicionam a opinião que se pode ter sobre determinada política e podem impedir um olhar mais abrangente. Esta dissertação tem por objeto de pesquisa o processo de criação e de implementação dos CEUs, e por objetivo resgatar o seu histórico buscando identificar elementos que, em conjunto, apontem para a originalidade dessa política em relação àquelas soluções normalmente presentes no cardápio dos administradores públicos. Este esforço de pesquisa compreendeu a realização de entrevistas com profissionais da Prefeitura de São Paulo relacionados ao projeto, consultas bibliográficas e documentais, análise de dados de demanda por serviços de educação, cultura e esportes na cidade e sobre sua cobertuda de atendimento.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
This work deals with the Unified Educational Centers (Centros Educacionais Unificados - CEUs), complexes that congregate educational, cultural and sporting equipments, installed in peripheral areas of the city of São Paulo during the term of office of Marta Suplicy (2001-2004) as mayor. Even offering public educational spaces and services, culture, sports and leisure to deprived regions of the city and with great demand for these services, the CEUs have received criticism in many cases related to the sum of resources mobilized for its construction and maintenance, whose origin would distort the institutional aid foreseen in law for the strict maintenance and development of education. Praises from experts as well as from the beneficiary population are also aimed at the project. The most common analysis models of public policy, based on a rationality guided for costs, frequently condition the opinion about some sort of policy and can hinder a more far-reaching outlook. This thesis has for research object the process of creation and implementation of the CEUs, and for objective to rescue its historic course trying to identify elements that, together, point to the originality of this policy in relation to those solutions normally present in the minds of the public administrators. This research effort included collecting interviews with professionals of the São Paulo City hall in connection with the project, bibliographical and documentary consultations, analysis of data related to the demand for education services, culture and sports in the city and on its attendance service.
 
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Data de Publicação
2022-09-29
 
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