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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2003.tde-20012023-163918
Document
Auteur
Nom complet
Karine Murachco
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Meyer, Regina Maria Prosperi (Président)
Nigriello, Andreina
Trani, Eduardo
Titre en portugais
O papel do transporte coletivo na expansão e estruturação urbana do município de São Paulo: o corredor Santo Amaro - 9 de Julho
Mots-clés en portugais
Mobilidade urbana
Transporte coletivo (São Paulo - SP)
Resumé en portugais
Seria o transporte coletivo um elemento de construção da cidade? Do início do século XX até os anos 1930, São Paulo organizou-se em volta e ao longo das linhas férreas e do bonde. Posteriormente, a consolidação do ônibus como principal meio de transporte criou possibilidades de expansão urbana ilimitada e desordenada. A partir dos anos 1950 e mais fortemente na década seguinte, assiste-se ao processo de metropolização da cidade e o sistema de transportes metropolitanos tarda a organizar-se. O metrô tem a pretensão de ser o estruturador do sistema, contudo a lentidão de sua implantação não lhe permite desempenhar o seu papel. Diversos sistemas acabam concorrendo entre si, sem que haja um projeto comum que teria as dimensões da metrópole. É assim que o projeto de corredores aparece, mas, também é implantado de forma incompleta. A cidade e as necessidades relativas ao sistema de transportes crescem mais do que a capacidade do poder público em implantá-las. Atualmente assiste-se a novas tentativas de planejamento integrado como o Plano Integrado de Transportes Urbanos - PITU 2020 ou como os projetos de remodelação do sistema de transporte sobre pneus. Os corredores de ônibus pretendem, além de dar soluções para o transporte coletivo do ponto de vista operacional, desenhar a cidade, conferindo qualidade ao espaço público e às dinâmicas urbanas.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Can public transport be a key element in a city's development? From the beggining of the 20th century until the 1930's, São Paulo was organized around and along the railways and the tramways. Later the establishment of the bus as the main means of transport enable uncontrolled and disorganized urban expansion. From the 1950's onwards and most intensely in the 1960's, there was a process o metropolization of the city, while the metropolitan transport system was very slow in developing. The subway was intended of serve as the core structure of the systems compete with one another, without an integrated plan at the scale of the metropolis. It is in the context that plans for bus corridors were proposed, which have also been incompletely implemented. The city and its transport needs has always grown more quickly than the capacity of the public sector to respond to them. Currently, new experiments with integrated planning are under ways, such as "PITU 2020" and attempts to restructure the bus system. Bus corridors, in addition to their operational role in transport systems, also are an important factor in urban planning, having a strong impact on the quality of public space and urban dynamics.
 
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Date de Publication
2023-01-27
 
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