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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.1996.tde-14122022-121507
Documento
Autor
Nome completo
Mario Ceniquel
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Sanovicz, Abrahao Velvu (Presidente)
Farret, Ricardo Libanez
Machado, Denise Barcellos Pinheiro
Monzeglio, Élide
Toscano, Joao Walter
Título em português
Affonso Eduardo Reidy: ordem, lugar e sentido : uma visão arquitetônica da centralidade urbana no Rio de Janeiro
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna (Brasil)
História da arquitetura
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo estudar e compreeder o processo de formação do universo de referências do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, visto tanto a partir das discussões que, desde o século XIX, se originam em torno da modernidade do Rio de Janeiro, quanto da perspectiva de um dos arquitetos modernos que mais claramente discute a questão da centralidade urbana e do espaço como lugar, através da praxis arquitetônica, como forma de comprovar que as suas especulações sobre relação "arquitetura-cidade" devem ser consideradas como as mais consequentes do Movimento Moderno, tanto na esfera nacional como internacional. Assim, inserida no contexto da luta pela afirmação das novas competências do arquiteto (como continuidade da cruzada que o movimento moderno de arquitetura inaugura com os CIAM) e nas profundas transformações que o país assiste nas primeiras três décadas do século, colocando a cidade colonial em xeque, a abordagem projetual de Reidy deve ser entendida como a decantação elaborada de um processo histórico que se sintetiza em propostas, que incorporam a arquitetura como elemento de mediação de leitura e fenomenização do espaço urbano. Esta analise, portanto, vista a apartir da proposta de Urbanização da Esplanada de Santo Antônio (1948-1949), visa a compreensão do significado de tal projeto de intervenção em relação às colocações do Movimento Moderno no plano nacional e internacional, tanto pelo grau em que incorpora o ideário embutido nos CIAM (e sua re-leitura), quanto ao tipo de resposta que Reidy oferece a relação entre a Cidade Moderna e a Cidade Tradicional através de uma particular forma de interpretação do espaço como lugar, atribuindo a sua obra um caráter inédito e de validade atual.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The present thesis tries to study and understand the formation process from the architect Affonso Eduardo Reidy's references universe, from the point of view of discussions about modernity in Rio de Janeiro, since the 19th century, both from perspective of one of the modern architects that most clearly discusses urban centrality and space as a place question, through the architectonic praxis. This way, the projectual focus of Reidy's work must be understood as an elaborate filtrate of an historical process that's synthesized in proposals incorporating architecture as elements mediating the learning of urban space's meanings. This happened in the context of the fight for the affirmation of new professional profile developing on the turn of the century and the profound changes that happened in the first three decades of this century, putting in check the colonial city. So, this analysis, viewing Reidy's urbanization project for the St. Antonio's esplanade (1948/49), has for object the understanding of its meaning, in relation of the Architectural Modern Movement concepts in Brasil and the World, and his answer for the transition between the traditional and the modern city. This is obtained by a special form of space as a place interpretation that gives to his work an unique and up to date characteristic.
 
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Data de Publicação
2022-12-22
 
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