• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.1999.tde-13122022-173208
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Petraglia
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Minami, Issao (Presidente)
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Silva, José Carlos Plácido da
Título em português
Sistemas de identidade visual: imagem e informação
Palavras-chave em português
Comunicação visual
Design gráfico
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar a evolução da comunicação visual. Inicialmente, uma breve conceituação histórica relacionando passado e presente é estabelecida visando ilustrar tal evolução. As formas de expressão gráfica passaram por diversos processos evolutivos tanto no âmbito conceitual quanto no tecnológico e o ser humano que inicialmente rabiscava as paredes das cavernas, hoje transmite imagens para qualquer parte do mundo através de seu computador pessoal, sem sair de casa. As mensagens visuais passam a fazer parte do cotidiano, principalmente nos grandes centros que começam a presenciar uma enorme profusão de imagens invadindo o espaço urbano por meio de letreiros, identificadores de fachadas, automóveis personalizados transitando pelas ruas, sinais de trânsito, mobiliário urbano, grandes painéis luminosos, empenas de edifícios e a própria arquitetura, todos transbordando informação visual e competindo pela atenção do usuário. Todas essas mensagens necessitam ser coordenadas e sistematizadas para melhor transmitir as idéias nelas contidas. Para isso surge a programação visual que passa a ser analisada neste trabalho, levando-se em consideração seus aspectos conceituais, comunicativos e aplicativos, avaliados por meio dos procedimentos comuns que direcionam estratégias de comunicação de grandes corporações de todo o mundo, que visam desenvolver e manter sua identidade visual perante seus usuários, consumidores, funcionários, associados e colaboradores. Tal sistematização é estudada a partir da visão de diversos autores sobre conceitos, definições e procedimentos projetuais. O resultado final é uma proposta de desenvolvimento da imagem corporativa da Tilibra S. A. Indústria Gráfica, líder de mercado no segmento de produtos de papelaria, cujo parque gráfico encontra-se na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This dissertation aims to demonstrate the evolution of visual communication. At first, some brief historical concepts relating past and present are established so as to illustrate such an evolution. Graphic expression has undergone several technological changes and so has the human being who initially has drawn on the cave walls, but nowadays sends images worldwide through his personal computer, from his own home. Visual messages are part of the daily routine, especially in the great urban centers which are invaded by an enormous load of images from billboards, customized vehicles on the roads, traffic signs, huge neon signs and the urban architecture itself, everything is overloaded by the visual information in order to call the onlooker's attention. All these messages must be organized and systematized to best transmit the ideas they carry. This is where the visual programming stands and it is here analysed, taking into consideration its concepts, communicational and applying aspects. This programming is evaluated by common procedures which will direct the great corporation's strategies all over the world in an attempt to develop and maintain their visual identity before their public and associates. Such a systematization is studied based on several author's concepts, definitions and projects. The final result is the proposal of developing the corporate image of Tilibra S.A., leader of paper and stationary products, established in Bauru, state of Sao Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.