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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-12122022-173421
Documento
Autor
Nome completo
Denise Dantas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Boueri Filho, Jose Jorge (Presidente)
Alexandre, Carlos Alberto Inacio
Azevedo, Antonia Cristina Peluso de
Cordeiro, Moacyr Paulista
Silva, José Carlos Plácido da
Título em português
Design orientado para o futuro, centrado no indivíduo e na análise de tendências
Palavras-chave em português
Análise de tendências
Design de produtos
Design industrial
Metodologia do projeto
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é propor um novo instrumento projetual pra o design de objetos, a partir da inserção do usuário como fator central no processo projetual e da análise de tendências sócio-culturais e tecnológicas, de modo que este seja adequado às necessidades do projeto na sociedade pós-industrial. Foi dividido em 6 capítulos que, sequencialmente, apresentam o contexto de referência, a construção e fundamentação da proposta e a conclusão sobre os elementos apresentados e sua aplicação. O capítulo 1, O cenário pós-industrial: Modificações do ambiente do objeto na sociedade pós-industrial e seus novos paradigmas, traz uma análise das relações sócio-culturais e mercadológicas do objeto, identificando as modificações que caracterizam a sociedade contemporânea. Elaborar um paralelo entre a sociedade industrial e a pós-industrial, traçando algumas considerações sobre as modificações ocorridas no cotidiano e sua organização, no espaço de morar privado e coletivo, nas relações sociais, produtivas e de consumo que interferiram na produção dos objetos. O objetivo deste capítulo é propiciar a compreensão do novo cenário que se faz presente para o projeto e a produção de novos objetos. O capítulo 2, O personagem contemporâneo: O indivíduo: usuário, consumidor, cliente, cidadão, faz uma análise dos diferentes papéis do indivíduo na sociedade contemporânea e sua interferência no cotidiano. Trata das modificações das relações de consumo e demonstra algumas estratégias utilizadas para a elaboração de perfil demográfico e psicográfico do usuário a partir de técnicas da psicologia do consumidor, psicologia social e fenomenologia. Traz o usuário pra a discussão sobre a globalização e seu impacto no mercado, trabalhando o conceito de consumidor local. O capítulo 3, O objeto ontem e hoje: uma questão metodológica sob uma ótica pós-industrial, faz uma análise comparativa dos métodos de projeto convencionais frente às novas necessidades apresentadas pelo mercado globalizado, discutindo a sua adequação ao contexto atual. A partir da análise de alguns lançamentos e estratégias empresariais considerados a partir dos anos 80 até hoje, em segmentos diversos, traça-se um quadro comparativo das principais tendências encontradas para identificar os elementos caracterizadores de mudanças nos procedimentos relativos ao design de objetos. O capítulo 4, Uma abordagem diferente para o design: reorganizando conceitos, busca descrever uma concepção de design adotada pra este trabalho a partir dos conceitos de "projeto como inovação" e "design como interface". Assim, apresenta o conceito de design centrado no usuário, que aplica conceitos da psicologia social e das teorias da personalidade. O capítulo 5, Apresentando o novo instrumento para o projeto - Construção e fundamentação da proposta, tem como objetivo demonstrar como se deu a estruturação do instrumento a partir da aplicação de uma abordagem fenomenológica. Divide-se em 3 partes, trazendo novamente para a discussão os 3 elementos que compõem o objeto de estudo: usuário, ambiente e objeto. O capítulo 6, "SCENARIO" consiste na apresentação e descrição do instrumento proposto, a partir da estruturação de um modelo de aplicação que permita compreender e aplicar a proposta no cotidiano do projeto. A Conclusão traçará considerações sobre a metodologia de análise utilizada, sobre o instrumento proposto e sua forma de aplicação e sobre as suas necessárias atualizações.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Industrial design
Product design
Trends research
Resumo em inglês
The objective of this work is to propose a new projectual instrument for the design of objects, considered as an activity oriented on the future, centered on the user and into the analysis of socio-cultural and technological tendencies, to adequate the design to the needs of the post-industrial society. The work is divided into six chapters, which, in sequency, present the reference context, construction and foundings of the proposal and the conclusion about the elements presented in its application. The first chapter, The post-industrial scene: Changings in the object ambience in the post-industrial society and its new paradigms, analyzes the socio-cultural and market relations of the object, identifying the aspects that characterize the contemporary society. Traces a paralel between the industrial and post-industrial societies, taking into account the changes that occurred into the organization of the everyday life, in the private and collective dwelling places, and into the social relations of production and consumption that interfeered into the production of objects. The objective of this chapter is to provide understanding on the new scene that is present into the project and production of the new objects. The second chapter, The contemporary character: The individual: user, consumer, customer, citzen, analyzes the different roles of the individual in the contemporary society and its interference in the everyday life. It deals with the changes into the consumption relations and shows some strategies used in the elaboration of the demographical and psychobiographical profile of the user to the discussion about globalization and its impact in the market, dealing with the concept of the local consumer. The third chapter, The object yesterday and today: A methodological question under a post-industrial view, makes a comparative analysis of the convencional methods of project against the new needs presented by the global market, discussing whether its suitable to the nowadays context. By the analysis of some releases and strategies of the 80's up to now, in several segments, it brings about a comparative picture of the main tendencies found to identify the elements that characterize the changes in the procedures related to the design of objects. The fourth chapter, A different view for the design: By reorganizing concepts, describes the conception of design adopted for this work by the concept of "project as inovation" and "design as interface", focusing the future. Thus, it presents the concept of design centered in the user, which applies concepts of social psychology and theories of personality. The fifth chapter, Presenting a new instrument to the project: Construction and founding of the proposals, it searches to demonstrating how the structure of the instrument by the application of a phenomenological view. It is divided in three parts, concerning once more the discussion of the three elements which compose the object being studied: user, ambience and object. The sixth chapter, "SCENARIO": it consists into the presentation and the structure of an application model which enables the understanding and application of the proposal into the everyday of the project. The conclusion considers about the analysis methodology being used, the proposed instrument, its application form and the necessary uptodates.
 
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Data de Publicação
2022-12-22
 
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