• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2002.tde-12042022-153132
Document
Auteur
Nom complet
Luciano Margotto Soares
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Montesano, Dario (Président)
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
Anelli, Renato Luiz Sobral
Titre en portugais
A arquitetura de Álvaro Siza: três estudos de caso
Mots-clés en portugais
Álvaro Siza
Arquitetura moderna (Portugal)
Museus (Espanha)
Resumé en portugais
Este estudo tenta compreender algumas das principais contribuições da obra de Álvaro Siza para a disciplina da Arquitetura. Observando que seus trabalhos não partem de regras preestabelecidas tampouco fixam uma linguagem, verifica que o sentido de sua arquitetura não deve ser compreendido dentro das classificações habituais. Recorre, então, aos próprios edifícios para reconhecer os termos para uma interpretação mais ampla e, a título de aproximação, analisa três de suas obras singulares - Casa de Chá da Boa Nova (1958-63), Banco Borges & Irmão III (1978-86) e Centro Galego de Arte Contemporânea (1988-93) - mediante diversas hipóteses de leitura: forma e programa, composição espacial e luz, estrutura e construção, etc. Considerando cada obra como parcela do próprio contexto, constata que é no confronto com a realidade da cultura e da sociedade como um processo de constantes mudanças, onde construção e destruição vão se justapondo ou sobrepondo através dos tempos, que Siza elabora seu método, (re)descobre modelos, (re)interpreta técnicas, assimila influências e acaba, com obras que contrariam a "pureza" que se acostumou esperar da arquitetura "moderna", sugerindo a possibilidade de uma continuidade criativa da história e até mesmo estabelecendo os limites de sua transformação.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
This study attempts to understand some of the more important contributions Álvaro Siza has made to architecture. Since his work neither follows pre-set rules nor establishes its own language, its meaning cannot be understood within a conventional framework. Therefore, in order to identify the terms of a broader interpretation, this study returns to the structures themselves, and takes a closer look at three unique works - Boa Nova Tea House (1958-63), Borges & Irmão III Bank (1988-86) and Galician Centre of Contemporary Art (1988-93) - by means of several possible readings: form and program; spatial composition and light; structure and construction; etc Taking each work in context, we see that it is in the confrontation with the reality of culture and society as a process of constant change, where construction and destruction are juxtaposed and overlap through time, that Siza works out his method, (re)discovers models, (re)interprets techniques, assimilates influences, and, in works that contradict the "purity" we have been accustomed to expect from "modern" architecture, ends up suggesting the possibility of a Creative continuity in history, and even setting the limits of its transformation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.