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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.1995.tde-12042022-113131
Documento
Autor
Nome completo
Mario Henrique Simao D'Agostino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Gunn, Philip Oliver Mary (Presidente)
Belluzzo, Ana Maria de Moraes
Lamparelli, Celso Monteiro
Matos, Olgaria Chain Feres
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
Geometrias simbólicas: espaço, arquitetura e tradição clássicas, estudo de história da teoria da arquitetura e do urbanismo
Palavras-chave em português
Arquitetura
Estética do projeto
História da arquitetura
Resumo em português
Escopo: estudo das implicacoes do processo de racionalizacao do espaco no transcurso dos seculos xvi ao xviii, sobre os principios da arquitetura e do urbanismo. Sumario: inquiricao dos principios esteticos do espaco matematico articulada com o estudo de diferentes ordens de - estesia metrica - (simetria antiga e moderna, proporcionalidade, dimensionamento e regularidade, rigorismo perspectivo etc). Atendo-se particularmente a literatura artistica, o trabalho historiciza persceptivas que, da renascenca as luzes, balizam a reflexao estetica sobre o espaco: symmetria, proportio, eurhythmia, analogia etc. Demarcando as significacoes em jogo na sintaxe espacial da forma (numerologia mistica, quantificacao etc.) E seus niveis diversos de interacao, a pesquisa revisa hipotese e paradigmas consolidados na historiografia
Título em inglês
Symbolical geometries: space, architetecture and the classical tradition
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Scope: Study of the concept of the racionalization of space and the implications of this racionalization process in architectural principles, in the course of a period from the sixteenth to the eighteenth century. Summary: Enquiry into the aesthetic principles of mathematical space linked to the study of various metric aesthesia orders (ancient and modem symmetry; proportion, measurement and regularity; perspective rigorism; etc.). The thesis is an historical reading in the literature of art on the precepts which provides a framework for an aesthetic reflection about space from the Renaissance to the Enlightenment (symmetria, proportio, eurhythmia, analogia, etc.). Delimiting the actual significances present in the formal syntax of the term space (mystic numerology, quantification, etc.) and in their various interacting levels, the thesis reviews approaches, hypotheses and paradigms established by historiography.
 
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Data de Publicação
2022-05-02
 
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