• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2003.tde-08052023-165840
Documento
Autor
Nome completo
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Monzeglio, Élide (Presidente)
Gouveia, Anna Paula Silva
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Título em português
Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazer
Palavras-chave em português
Ambiente escolar
Comunicação visual
Educação infantil
Projeto de arquitetura
Resumo em português
Esta tese trata de aspectos lúdicos e visuais relacionados a ambientes infantis, abordados sob o ponto de vista da arquitetura e do projeto. Tem como objetivo indagar as linguagens usuais na concepção de espaços infantis, em particular os aspectos visuais, observando suas características e suas relações com funções educativas ou de entretenimento. Fundamenta-se em teorias da percepção ambiental, da linguagem visual e do lúdico com ênfase na abordagem cultural e na educação infantil. Na primeira etapa da pesquisa investiga-se a tipologia dos espaços infantis procedendo-se à sua leitura e análise. Observa-se o projeto arquitetônico na sua totalidade, inserido no contexto ambiental, e a inter-relação das várias partes que o compõem: arquitetura, mobiliário, brinquedos e cenários. Na segunda etapa, são percorridos os processos de criação através de estudos de casos e entrevistas com artistas, arquitetos e educadores que trabalham ou que realizam projetos para crianças. O espaço de brincar é também explorado do ponto de vista da criança, através da experimentação em oficinas de desenho e modelos tridimensionais. Existem certas determinantes do espaço infantil - o contexto ambiental, o uso, a faixa etária - que o qualificam e exigem respostas diferenciadas na sua organização e na exploração das linguagens. Por outro lado, o conjunto de estímulos sensoriais é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo os estímulos visuais determinantes na formação da imagem lúdica, identidade do lugar e consequente sensação de acolhimento à criança.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This thesis deals about visual and playable aspects related to childish environments, approached by the architecture and the project points of view. It has as an objective to inquiry the usual languages in the conception of childish spaces; in particular concerned to their visual aspects, observing the characteristics of that expression form and its relation with the educational or entertainment functions. It is based on environmental perception theories, in the visual language and playable one, with emphasis in the cultural approach and childish education. In the first phase of the research the typology of the childlike spaces is investigated, and afterwards its respective reading analysis is made. It is observed the playable architecture, in its totality, inserted in the environmental context and the inter-relation of several parts of its composition: physical space, furniture, toys, settings and personal relations. In the second phase there are creation process through the study of cases and interviews with artists, architects and educators that work with or carry out projects for children. The space for playing is also explored by the childs point of view, through experimentation in workshops of drawing and three-dimensional models. It is supposed that there are certain space establishments in the childish - the environmental context, use, and age - that qualify it. This demands different responses in its organization and in the languages exploration. On the other hand, the combination of sensorial stimulus is fundamental in the childs development and learning process, and the visual stimulus is determinant in the formation of the playable image, place identity and consequent sensation the childs shelter.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.