• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2003.tde-08052023-165840
Document
Auteur
Nom complet
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Monzeglio, Élide (Président)
Gouveia, Anna Paula Silva
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Titre en portugais
Arquitetura lúdica: criança, projeto e linguagem; estudos de espaços infantis educativos e de lazer
Mots-clés en portugais
Ambiente escolar
Comunicação visual
Educação infantil
Projeto de arquitetura
Resumé en portugais
Esta tese trata de aspectos lúdicos e visuais relacionados a ambientes infantis, abordados sob o ponto de vista da arquitetura e do projeto. Tem como objetivo indagar as linguagens usuais na concepção de espaços infantis, em particular os aspectos visuais, observando suas características e suas relações com funções educativas ou de entretenimento. Fundamenta-se em teorias da percepção ambiental, da linguagem visual e do lúdico com ênfase na abordagem cultural e na educação infantil. Na primeira etapa da pesquisa investiga-se a tipologia dos espaços infantis procedendo-se à sua leitura e análise. Observa-se o projeto arquitetônico na sua totalidade, inserido no contexto ambiental, e a inter-relação das várias partes que o compõem: arquitetura, mobiliário, brinquedos e cenários. Na segunda etapa, são percorridos os processos de criação através de estudos de casos e entrevistas com artistas, arquitetos e educadores que trabalham ou que realizam projetos para crianças. O espaço de brincar é também explorado do ponto de vista da criança, através da experimentação em oficinas de desenho e modelos tridimensionais. Existem certas determinantes do espaço infantil - o contexto ambiental, o uso, a faixa etária - que o qualificam e exigem respostas diferenciadas na sua organização e na exploração das linguagens. Por outro lado, o conjunto de estímulos sensoriais é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo os estímulos visuais determinantes na formação da imagem lúdica, identidade do lugar e consequente sensação de acolhimento à criança.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
This thesis deals about visual and playable aspects related to childish environments, approached by the architecture and the project points of view. It has as an objective to inquiry the usual languages in the conception of childish spaces; in particular concerned to their visual aspects, observing the characteristics of that expression form and its relation with the educational or entertainment functions. It is based on environmental perception theories, in the visual language and playable one, with emphasis in the cultural approach and childish education. In the first phase of the research the typology of the childlike spaces is investigated, and afterwards its respective reading analysis is made. It is observed the playable architecture, in its totality, inserted in the environmental context and the inter-relation of several parts of its composition: physical space, furniture, toys, settings and personal relations. In the second phase there are creation process through the study of cases and interviews with artists, architects and educators that work with or carry out projects for children. The space for playing is also explored by the childs point of view, through experimentation in workshops of drawing and three-dimensional models. It is supposed that there are certain space establishments in the childish - the environmental context, use, and age - that qualify it. This demands different responses in its organization and in the languages exploration. On the other hand, the combination of sensorial stimulus is fundamental in the childs development and learning process, and the visual stimulus is determinant in the formation of the playable image, place identity and consequent sensation the childs shelter.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.