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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-07022024-113209
Documento
Autor
Nome completo
Fernando de Mello Franco
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de (Presidente)
Campos Neto, Candido Malta
Feldman, Sarah
Leme, Maria Cristina da Silva
Meyer, Regina Maria Prosperi
Título em português
A construção do caminho: a estruturação da metrópole pela conformação técnica das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo
Palavras-chave em português
Geografia urbana (São Paulo - SP)
Planejamento territorial urbano (São Paulo - SP)
Transporte urbano (São Paulo - SP)
Urbanização (São Paulo - SP)
Resumo em português
Esta tese é uma interpretação do processo de construção técnica do espaço físico da metrópole de São Paulo. A hipótese que motiva é a identificação das várzeas e planícies fluviais da Bacia de São Paulo como território estruturante das relações metropolitanas de uso e ocupação do território. A análise do processo de transformação das várzeas demonstra a existência de um conjunto de ações conseqüentes desdobradas na construção da base material necessária ao desenvolvimento industrial. A associação dos recursos hídricos, dos terrenos disponíveis e da implantação das vias de comunicação estruturais da metrópole caracteriza a condição estratégica das várzeas. A atualização dos programas de uso atribuídos às águas, ao patrimônio fabril subutilizado e ao sistema ferroviário são os fatores propulsores das novas mudanças das formas de ocupação do território. Reafirma a condição estruturante das várzeas para a metrópole que se organiza após o ciclo de industrialização de São Paulo. Esta interpretação é construída por meio de uma sucessão de leituras iconográficas, em especial de cartografias. A organização do material coletado trama uma narrativa visual desse processo.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
This study is an interpretation of the technical construction process of physical space constituting the metropolis of Sao Paulo. The driving hypothesis for the performance of this study is the identification of riverbanks and fluvial plains areas at Sao Paulo Basin Rivers as structuring territory for metropolitan relationships concerning territory use and occupation. The analysis of riverbanks transformation process shows an existing set of consequent actions unfolded throughout the construction of material base necessary for industrial development. The combination of metropolis water resources, available land, and implementation of communication means, typifies the strategic status of riverbank areas. The up-dating of programs of uses attributed to water resources, sub-used industrial patrimony, and to the railway system are the propelling factors for new changes in the way territory are occupied. Such up-dating restate the structuring status of riverbank areas through Sao Paulo metropolis, which is organized after its industrialization cycle. This interpretation is built-up by a succession of iconographic readings, especially cartographies. The organization of collected material is the ground for the visual narrative of this process.
 
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Data de Publicação
2024-02-19
 
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