• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.1991.tde-05122022-135820
Documento
Autor
Nombre completo
Beatriz Santos de Oliveira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1991
Director
Tribunal
Corona, Eduardo (Presidente)
Gasperini, Gian Carlo
Lemos, Carlos Alberto Cerqueira
Título en portugués
A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
Palabras clave en portugués
Escolas
História da arquitetura
Resumen en portugués
Este estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.
Título en inglés
The official modernity: the architecture of Federal District's Public Schools (1928-1940)
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
This research aims to investigate the Brazilian modernity during its initial period, through the architecture of public schools, built in the capital of the country in the years of 1928-1940. The schools architecture, reflected from a historical perspective, is discussed as being the paradigm of a society modernization project as well as architecture's. The global and cultural contents within the development of a functional typology the school building enabled analyzing not only the designing process itself implications of the projecting activities, but also objectively answering about the generation of a modern space in architecture, in accordance presented as with the governmental speech, pretending to be modern and revolutionary. From a broader perspective, the research reflects about the level of the influence of the global social directions over the form, while plastic expression and special organization.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.