• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-05052023-164441
Document
Auteur
Nom complet
Renato Palumbo Dória
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Katinsky, Julio Roberto (Président)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Coli Junior, Jorge Sidney
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Migliaccio, Luciano
Titre en portugais
Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Mots-clés en portugais
Desenho (estudo e ensino)
Desenho - Séc. XIX
História da arte (Séc. XIX - Brasil)
Resumé en portugais
Com o iluminismo europeu do século XVIII; e em acordo com novas demandas produtivas e culturais; estabelece-se internacionalmente a ideia de que o ensino do desenho - compreendido então como uma possível linguagem universal - deveria ser propagado sistematicamente pelo conjunto da sociedade; não se restringindo apenas a formação de determinadas categorias profissionais. No século XIX a fé nos poderes pedagógicos do desenho atinge seu máximo sucesso. Neste contexto as publicações destinadas a divulga-lo teriam importância central: objetos culturais complexos, vinculados a distintos usos, estas publicações fariam circular entre diferentes ambientes e regiões os discursos, conteúdos e modelos que, absorvidos por um vasto público, influiriam sobre suas práticas. Analisando as publicações voltadas ao ensino do desenho produzidas neste período, e salientando seus mecanismos de circulação, apresentamos aqui um vasto panorama sobre o ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Titre en anglais
Not available.
Mots-clés en anglais
Not available.
Resumé en anglais
In accordance with the principles of the 18th century European Enlightenment, as well as with new productive and cultural demands, an idea is internationally established: one that the teaching of drawing - understood then as a possible universal language - should be disseminated to all society, and not be restricted to the building-up of specific professional categories. In the course of 19th century, the faith on the pedagogical power of drawing reaches a maximum success. In this context, the editions aimed to disclose it had vital importance: complex cultural objects, linked to various uses, those editions spread in different circles and regions the contents and pattens that were absorbed by a wide public, influencing their practice. Through the analysis of the editions focused on the teaching of drawing published in this period, and underlining their circulation, an extensive panorama on the teaching of drawing in Brazil during 19lh century is presented.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.