• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-05052023-164441
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Palumbo Dória
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Coli Junior, Jorge Sidney
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Migliaccio, Luciano
Título en portugués
Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Palabras clave en portugués
Desenho (estudo e ensino)
Desenho - Séc. XIX
História da arte (Séc. XIX - Brasil)
Resumen en portugués
Com o iluminismo europeu do século XVIII; e em acordo com novas demandas produtivas e culturais; estabelece-se internacionalmente a ideia de que o ensino do desenho - compreendido então como uma possível linguagem universal - deveria ser propagado sistematicamente pelo conjunto da sociedade; não se restringindo apenas a formação de determinadas categorias profissionais. No século XIX a fé nos poderes pedagógicos do desenho atinge seu máximo sucesso. Neste contexto as publicações destinadas a divulga-lo teriam importância central: objetos culturais complexos, vinculados a distintos usos, estas publicações fariam circular entre diferentes ambientes e regiões os discursos, conteúdos e modelos que, absorvidos por um vasto público, influiriam sobre suas práticas. Analisando as publicações voltadas ao ensino do desenho produzidas neste período, e salientando seus mecanismos de circulação, apresentamos aqui um vasto panorama sobre o ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Título en inglés
Not available.
Palabras clave en inglés
Not available.
Resumen en inglés
In accordance with the principles of the 18th century European Enlightenment, as well as with new productive and cultural demands, an idea is internationally established: one that the teaching of drawing - understood then as a possible universal language - should be disseminated to all society, and not be restricted to the building-up of specific professional categories. In the course of 19th century, the faith on the pedagogical power of drawing reaches a maximum success. In this context, the editions aimed to disclose it had vital importance: complex cultural objects, linked to various uses, those editions spread in different circles and regions the contents and pattens that were absorbed by a wide public, influencing their practice. Through the analysis of the editions focused on the teaching of drawing published in this period, and underlining their circulation, an extensive panorama on the teaching of drawing in Brazil during 19lh century is presented.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.