• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-05052023-164441
Documento
Autor
Nome completo
Renato Palumbo Dória
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Coli Junior, Jorge Sidney
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Migliaccio, Luciano
Título em português
Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Palavras-chave em português
Desenho (estudo e ensino)
Desenho - Séc. XIX
História da arte (Séc. XIX - Brasil)
Resumo em português
Com o iluminismo europeu do século XVIII; e em acordo com novas demandas produtivas e culturais; estabelece-se internacionalmente a ideia de que o ensino do desenho - compreendido então como uma possível linguagem universal - deveria ser propagado sistematicamente pelo conjunto da sociedade; não se restringindo apenas a formação de determinadas categorias profissionais. No século XIX a fé nos poderes pedagógicos do desenho atinge seu máximo sucesso. Neste contexto as publicações destinadas a divulga-lo teriam importância central: objetos culturais complexos, vinculados a distintos usos, estas publicações fariam circular entre diferentes ambientes e regiões os discursos, conteúdos e modelos que, absorvidos por um vasto público, influiriam sobre suas práticas. Analisando as publicações voltadas ao ensino do desenho produzidas neste período, e salientando seus mecanismos de circulação, apresentamos aqui um vasto panorama sobre o ensino do desenho no Brasil do século XIX.
Título em inglês
Not available.
Palavras-chave em inglês
Not available.
Resumo em inglês
In accordance with the principles of the 18th century European Enlightenment, as well as with new productive and cultural demands, an idea is internationally established: one that the teaching of drawing - understood then as a possible universal language - should be disseminated to all society, and not be restricted to the building-up of specific professional categories. In the course of 19th century, the faith on the pedagogical power of drawing reaches a maximum success. In this context, the editions aimed to disclose it had vital importance: complex cultural objects, linked to various uses, those editions spread in different circles and regions the contents and pattens that were absorbed by a wide public, influencing their practice. Through the analysis of the editions focused on the teaching of drawing published in this period, and underlining their circulation, an extensive panorama on the teaching of drawing in Brazil during 19lh century is presented.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.