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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2003.tde-05052022-150009
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Costa Amaral Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Matos, Olgaria Chain Feres
Zani, Antonio Carlos
Título em português
O desenho da arquitetura e o caráter da cidade: dez casas de Joaquim Guedes
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna (Brasil)
Casas
Desenho arquitetônico
Joaquim Manoel Guedes Sobrinho
Resumo em português
Nestes dias da República, partimos do entendimento que o projeto não pode ser simplesmente um exame objetivo dos dados e um cálculo das resistências dos materiais ou do preço dos materiais em relação à disponibilidade financeira, mas um fator de intervenção ativa na realidade para resolver as contradições. Não se pode conceber o projeto sem uma concepção teleológica da existência. Estudamos o desenho como técnica de ideação e operação da arquitetura, considerando a história como um produto do agir humano. Procuramos trazer luz a alguns pontos do mistério que se constitui o ato de projetar. Buscamos distinguir algumas operações concretas que, ao fim, se configura um espaço, por meio de um corpo de conhecimento, proporcionando a fruição da vida complexa. A volumetria deve aflorar dos estudos dos seguintes fundamentos: programa de necessidades; análises da regio, area, partitio, tectum, apertio (os seis axiomas de L. B. Alberti) e a construção. Limitamo-nos ao tipo básico de edificação, a casa, tão presente na produção da arquitetura moderna desde os CIAM, com a proposta de Le Corbusier "a casa de todos", como função fundamental do arquiteto contemporâneo. Analisamos dez casas selecionadas na obra do arquiteto Joaquim Guedes por meio de uma taxonomia destas edificações. Guedes é o arquiteto-cidadão, acredita que o desenho da arquitetura fundamenta o caráter da cidade. Ele inventa elementos da construção, por meio de uma rigorosa e intensa imaginação, os quais configuram os volumes da geometria habitada.
Título em inglês
Not avaiable
Palavras-chave em inglês
Not avaiable
Resumo em inglês
On these days of the Republic, we understand that the project can´t be only the objective data examination and the calculation of the materials resistance or even the materials quotation in face of the financial availability, but an active factor of intervention in reality aiming the solution of the contradictions. The project can´t be conceived without a teleological conception of the existence. We study the draw as the ideal technical conception and the architecture operation considering the history as a human being product. We look for bringing light upon some points around the mystery that belongs to the projecting act. We try to distinguish some concrete transactions that, in the end, can give life to the space, through a knowledge body, offering the enjoyment of the complex life. The volumetric aspect must emerge from the studies of the following foundation: the program; analysis of region, area, partition, tectum, apertio (the six L. B. Albert axioms) and the construction. The limit was the basic construction type, the house, very present in the modern production of architecture since the CIAM, with Le Corbusier proposal everybodys house, as a contemporary fundamental function of the architect. We analyze ten selected houses of Architect Joaquim Guedes. Through these houses taxonomy. Guedes is the citizen architect, and believes that the architecture draw motives the character of the city. He invents construction elements through an intense and rigorous imagination, that configures the volumes of the dwelling geometry.
 
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Data de Publicação
2022-05-06
 
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