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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.1996.tde-03082022-145030
Documento
Autor
Nome completo
Miguel Antonio Buzzar
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Bruna, Paulo Julio Valentino
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Sanovicz, Abrahao Velvu
Título em português
João Batista Vilanova Artigas: elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira, 1938-1967
Palavras-chave em português
Arquitetura
Arquitetura moderna
João Batista Vilanova Artigas (1915-1985)
Resumo em português
O trabalho pretende contribuir para o entendimento dos elementos conceituais que informaram o pensamento e a obra do arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Neste sentido, examina a vanguarda construtivista russa e o realismo socialista, do ponto de vista da conexão entre Revolução e arquitetura. Em seguida, trata da questão do nacionalismo, pois ela informa uma compreensão do movimento moderno brasileiro, e, particularmente sua expressão arquitetônica. Depois, analisa a produção de Artigas do final dos anos 30 ao final dos 60, verificando as influências na sua atividade profissional e o diálogo que procura estabelecer com algumas posições culturais e arquitetônicas, locais e internacionais. Por fim, o trabalho discute de que maneira, Artigas articula na sua obra as questões relativas à modernidade, ao modernismo e à modernização, entremeadas pelas problemáticas nacional e social, e como estabelece, através de sua arquitetura, uma imagem do Brasil e de seu desenvolvimento, que deveria levar, segundo sua concepção político-partidária, à soberania nacional.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
This work intends to contribute to the understanding of the conceptual elements that inform the thought and work of architect João Batista Vilanova Artigas. In this sense, it examines both the Russian Constructivist vanguard and Socialist Realism from the point of view of the connection between revolution and architecture. In following, it deals with the question of nationalism, for that is what informs an understanding of the Brazilian modern movement and, particularly, its architectonic expression. Next, it analyses Artigas' production from the end of the 1930s to the end of the 1960s, verifying the influences on his professional activity and the dialogue that it tries to establish with some local and international cultural and architectonic positions. Finally, the text discusses in what way Artigas articulates questions in his work relative to modernity, to modernism, and to modernization - these intermixed with national and social problems - and how he establishes through his architecture an image of Brazil and its development, which should lead, according to his partisans-political conception, to national sovereingty.
 
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Data de Publicação
2022-08-10
 
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