• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.1996.tde-01022024-130121
Documento
Autor
Nome completo
Mirandulina Maria Moreira Azevedo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1996
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Gilioli, Ubyrajara Gonsalves
Mauro, Jose Eduardo Marques
Título em português
A experiência de Lina Bo Bardi no Brasil (1947-1992)
Palavras-chave em português
Arquitetura
Arquitetura (Brasil)
Arquitetura moderna (Brasil)
Lina Bo Bardi (1914-1992)
Resumo em português
A experiência de Lina Bo Bardi no Brasil (1947-1992) configura-se de um lado, na perspectiva da situação cultural específica do Modernismo brasileiro, o qual se orientou desde sua gênese no projeto de uma identidade brasileira; e de outro lado, por certos aspectos que a particularizam face ao espectro do moderno na arquitetura do país. São fatores relevantes e originais a experiência com museus e exposições, a visão de projeto e obra e a experiência exemplar com restauro. A correspondência entre as instâncias do político e do cultural no país e a experiência da arquiteta apontam três démarches sucessivas. Na primeira fase Projeto de Brasil Moderno (1947-1957), a instância cultural geral era perpassada pela ideologia da Modernidade, sendo assimilada sem restrições por Lina Bo. As outras fases Memória do Brasil Arcaico (1957-1964) e Invenção da Memória brasileira (1976-1992) são respostas originais e críticas à tendência regressiva do meio cultural no país. A arquiteta percorreu um caminho próprio, onde nos últimos tempos realizou uma arquitetura em escala expressionista que superava os limites do belo ocidental e encontrava as raízes da pobreza brasileira e sua peculiar religiosidade. Neste aspecto talvez tenha sido a única a assumir plenamente a nossa decantada ambigüidade.
Título em inglês
Not available.
Palavras-chave em inglês
Not available.
Resumo em inglês
The experience of Lina Bo Bardi (1947-1992) is drawn up, on the one hand, in the perspective of the specific cultural situation of brazilian Modernism, which was guided, since its beginning, by the conception of a national identity, and on the other hand, by certain feature that individualized it in relation to the Modern Movement within brazilian architecture. Meaningful and unprecedented is her experience with museums and exhibitions, her view of design, and the distinguished involvement with restorations. The correspondence between the cultural and political instances of Brazil and the experience of the attest three successive steps: In the first phase Project of Modern Brazil (1947-1957), the instance of culture was permeated by the ideology of Modernity, being assimilated with no restrictions by Lina Bo. The other phases Memory of Archaic Brazil (1957-1964) and Invention of Brazilian (1976-1992) are inventive answers and criticisms to the regressive trend of the cultural environment in Brazil. The architect made her own approach, and recently accomplished an architecture in expressionist scale that surpassed the bounds of occidental beauty and met the roots of Brazilian poverty and its peculiar religiosity. Considering this feature, perhaps she was the only one to stand for our acclaimed ambiguity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.