Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2024.tde-29042024-213137
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Cantana Motta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Tossato, Claudemir Roque (Président)
Carvalho, Henrique Marins de
Kickhofel, Eduardo Henrique Peiruque
Titre en portugais
Contribuições de Tycho Brahe na evolução histórica e filosófica de métodos astronômicos: uma proposta didática para a educação básica
Mots-clés en portugais
Ensino de Astronomia
História da Astronomia
Modelos Cosmológicos
Tycho Brahe
Resumé en portugais
Neste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo. Aplicamos tal sequência em uma disciplina Eletiva, voltada para uma turma do ensino médio, em uma escola pública do estado de São Paulo. Como principais resultados indicamos o aumento da motivação dos estudantes no estudo de noções de Astronomia, a construção de conhecimentos relacionados a alguns modelos cosmológicos históricos, as contribuições de Brahe para a Astronomia, e o desenvolvimento de aspectos relacionados à natureza das ciências, como o desenvolvimento de conhecimentos científicos.
Titre en anglais
Tycho Brahe's contributions to historical evolution and philosophical approach to astronomical methods: a didactic proposal for basic education
Mots-clés en anglais
Astronomy Teaching
History of Astronomy
Tycho Brahe; Cosmological Models
Resumé en anglais
In this paper we approach notions of astronomy through a historical context. More specifically, we explore some of Tycho Brahe's contributions to this science. This is a qualitative study in which we developed and applied a didactic sequence based on the three pedagogical moments and Delizoicov's idea of problematization, and Brahe's main contributions to astronomy. To do this, we used a science news article that simulates an interview with this astronomer. We applied this sequence for a high school class in a public school in the state of São Paulo. The main results were an increase in student motivation to study notions of astronomy, the construction of knowledge related to some historical cosmological models, Brahe's contributions to astronomy, and the development of aspects related to the nature of science, such as the development of scientific knowledge.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-06-04
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.