• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2021.tde-27042022-142828
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Rosas Fernandes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Costa, Roberto Dell'Aglio Dias da (Président)
Horvath, Jorge Ernesto
Itokazu, Anastasia Guidi
Maciel, Walter Junqueira
 
Titre en portugais
Introdução da astronomia na grade curricular nos cursos de graduação em filosofia
Mots-clés en portugais
FILOSOFIA; ASTRONOMIA; TRANSDICIPLINARIEDADE
Resumé en portugais
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
 
Titre en anglais
INTRODUCTION OF ASTRONOMY IN THE CURRICULUM OF PHILOSOPHY UNDERGRADUATE COURSES
Mots-clés en anglais
ASTRONOMY
PHILOSOPHY
TRANSDICIPLINARITY
Resumé en anglais
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.