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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2021.tde-27042022-142828
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Rosas Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Costa, Roberto Dell'Aglio Dias da (Presidente)
Horvath, Jorge Ernesto
Itokazu, Anastasia Guidi
Maciel, Walter Junqueira
Título em português
Introdução da astronomia na grade curricular nos cursos de graduação em filosofia
Palavras-chave em português
FILOSOFIA; ASTRONOMIA; TRANSDICIPLINARIEDADE
Resumo em português
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
Título em inglês
INTRODUCTION OF ASTRONOMY IN THE CURRICULUM OF PHILOSOPHY UNDERGRADUATE COURSES
Palavras-chave em inglês
ASTRONOMY
PHILOSOPHY
TRANSDICIPLINARITY
Resumo em inglês
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
 
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Data de Publicação
2022-05-03
 
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