• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2021.tde-27042022-142828
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Rosas Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Costa, Roberto Dell'Aglio Dias da (Presidente)
Horvath, Jorge Ernesto
Itokazu, Anastasia Guidi
Maciel, Walter Junqueira
Título en portugués
Introdução da astronomia na grade curricular nos cursos de graduação em filosofia
Palabras clave en portugués
FILOSOFIA; ASTRONOMIA; TRANSDICIPLINARIEDADE
Resumen en portugués
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
Título en inglés
INTRODUCTION OF ASTRONOMY IN THE CURRICULUM OF PHILOSOPHY UNDERGRADUATE COURSES
Palabras clave en inglés
ASTRONOMY
PHILOSOPHY
TRANSDICIPLINARITY
Resumen en inglés
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.