• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2019.tde-29052019-171724
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Silveira Leite
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Molina, Eder Cassola (Président)
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Rodrigues, Maria Inês Ribas
Titre en portugais
As Ciências da Terra e do Universo e suas possibilidades interdisciplinares: um estudo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Mots-clés en portugais
Alfabetização Científica.
Educação Básica
Ensino de Astronomia
Material de Apoio
Sequência Didática
Resumé en portugais
A Astronomia é uma das mais antigas ciências criadas pela humanidade. Talvez pelo encantamento de observar as estrelas e perguntar-se o que elas faziam ali, é que o ser humano aperfeiçoou instrumentos que permitiram enxergar além de seus próprios olhos. Embora seja uma ciência antiga, mantém-se moderna e está em constante transformação, e suas contribuições são relevantes até os dias atuais. No contexto escolar, a Astronomia tem o potencial de encantar e fascinar; entretanto, o que vivenciamos é uma desvalorização de sua importância pela abordagem do tema em sala de aula, que algumas vezes é inadequada Os professores, de modo geral, mostram-se despreparados para tratarem de um assunto tão complexo, cometendo muitos equívocos, apoiados em livros didáticos. A proposta deste trabalho foi a elaboração de uma Sequência Didática interdisciplinar para trabalhar assuntos relacionados a conceitos básicos das ciências da Terra e do Universo, focando o Sistema Solar, e comparando as diferenças da Terra com os demais planetas. A SD foi planejada de acordo com a validação no processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Fruto disso é a organização de um Material de Apoio ao professor, que qualquer profissional da educação pode utilizar e adaptar ao seu contexto. Deseja-se com esta proposta promover a ampliação dos estudos de Astronomia e das Ciências da Terra nas escolas, de modo a oferecer aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental atividades que proporcionem uma aprendizagem significativa e motivadora, estimulando a aquisição da alfabetização científica, por meio da investigação e pesquisa. Espera-se favorecer com isso a compreensão de que o estudo de Astronomia e do planeta Terra pode contribuir com todas as áreas do conhecimento.
Titre en anglais
AS CIÊNCIAS DA TERRA E DO UNIVERSO E SUAS POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés en anglais
Astronomy teaching; didactic sequence; basic education; support material; scientific literacy
Resumé en anglais
Astronomy is one of the most ancient sciences created by humanity. Perhaps its because of the fascination of observing the stars and wondering what were they doing there that human beings improved the tools that allow us to see beyond our eyes. Even though its an ancient science it remains modern and is in constant transformation, and its contributions are revelant up until now. In an educational context, Astronomy has the potential to fascinate, although what we experience in practice is the devaluation of its importance due the approach of the theme in classrooms, which is at times inadequate. Teachers, in general, present themselves unprepared to explain such complex matters, making several mistakes based on textbooks. The proposal of this work was the elaboration of an interdisciplinary didactic sequence to work with topics related to basic concepts regarding Earth and Space/Astronomical Sciences, with a focus on the solar system, and the comparison of the differences between Earth and the other planets. The didactic sequence was planned according to the validation in the EAR (elaboration, application and re-elaboration) for fifth grade students. Its result is the organization of a teachers guide so that any education professional can use and adapt it to his/her context. The main point of this proposal is to promote a broadening of Astronomy and Earth Science studies in schools in order to offer primary school teachers activities that provide a meaningful and motivating learning experience, stimulating the acquisition of scientific literacy through investigation and research. With this work we hope to encourage the comprehension that Astromomy and Earth studies can contribute within all the knowledge areas.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-09-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.