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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2022.tde-13022023-182027
Documento
Autor
Nome completo
Izabela Cristina Bittencourt Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Idiart, Thais Eunice Pires (Presidente)
Hetem, Jane Cristina Gregorio
Lima, Reinaldo Santos de
Marandino, Martha
Título em português
Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
Palavras-chave em português
Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.
Resumo em português
Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.
Título em inglês
Use of the Solar Observatory in Astronomy teaching in the Guarani culture
Palavras-chave em inglês
Interculturality; Cultural astronomy; Guarani culture; Solar observatory; Gamification.
Resumo em inglês
This dissertation is addressed to educators, curious and individuals interested in knowledge of indigenous cultures, especially the knowledge related to the celestial observations of the Guarani peoples. Initially, a compilation of the main knowledge recorded was carried out to be used in the elaboration of teaching practices in astronomy. In this work the teaching practice selected was the elaboration of a solar observatory, and the contextualization of the same was carried out using a narrative that presents some aspects of Guarani culture. The Stellarium Astronomy Software was also used as a complementary element to the narrative, where some of the Guarani constellations could be presented, complementing the practice of celestial observation. A quiz was designed to describe the astronomical concepts involved in observations with the solar observatory and Stellarium software. The narrative, Stellarium and feedback system of the quiz were considered as elements of games that constitute the active methodology based on gamification. The educational activity proposed here enables the teaching of intercultural astronomy, enforcing the requirements of the current legislation (Law 11.645/08) in the school curriculum and in different teaching models, especially in non-formal education and distance learning.
 
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Data de Publicação
2023-02-15
 
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