• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.14.2021.tde-10082021-194248
Document
Auteur
Nom complet
Denise Avila Montini
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Picazzio, Enos (Président)
Mello Junior, Cesar Henrique Siqueira
Muramatsu, Mikiya
Titre en portugais
Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física no ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral
Mots-clés en portugais
Astronomia
Constelações
Espectroscopia
Inverso do quadrado
Programa Ensino Integral Movimento cíclico.
Resumé en portugais
MONTINI, D. A. Uma proposta alternativa para um Currículo Itinerante de Física para o ensino de Astronomia nas Escolas do Programa Ensino Integral. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado em Astronomia) Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. A proposta desta dissertação está pautada no estudo da Astronomia como suporte aos conceitos do ensino de Física durante o curso do Ensino Médio dentro da Escola da Rede Pública do Estado de São Paulo com o Programa Ensino Integral, através dos roteiros itinerantes das aulas da Prática de Ciências e da Base Nacional Comum. Através de elementos, dados históricos e com a evolução do pensamento científico, pretende-se que o aluno tenha clareza de como eram os modelos científicos em diversas épocas da história e como podemos fazer as relações com o seu cotidiano no âmbito das Ciências Naturais, com ajuda da Astronomia na disciplina de Física. Por meio de observações, juntamente com as aulas dinâmicas, os produtos desta dissertação focam nas seguintes temáticas: movimento cíclico do Sol, identificação de constelações no céu, lei do Inverso do quadrado da distância e espectroscopia. Os alunos apresentam uma maturidade nas proficiências do estudo da Astronomia em cada ano do Ensino Médio, corroborando assim para melhor fixar conteúdo, essa proposta usa-se de aulas diferenciadas que possam ser replicadas na rede pública estadual de ensino através dos produtos finais: observações ao ar livre ou através de software (Stellarium); comparação das intensidades luminosas em diferentes distâncias e comparadas com os sensores de LDR de um Arduíno; visualização da radiação dos espectros eletromagnéticos de emissão e absorção dos elementos químicos.
Titre en anglais
An alternative proposal for an Itinerant Physics Curriculum for the teaching of Astronomy in the Schools of the Integra Teaching Program.
Mots-clés en anglais
Astronomy
Constellations
Full-Time Education Program Cyclical movement of the Sun.
Inverse square
Spectroscopy
Resumé en anglais
The proposal of this dissertation is in the study of Astronomy as a support to the concepts of teaching Physics during the course of High School within the Public School of the State of São Paulo with the Full-Time Teaching Program, through the itinerant itinerary of the practical classes of Sciences and the Common National Base. Through elements, historical data and with the evolution of scientific thought, it is intended that the student begin to have the clarity of what scientific models were like in various periods of history and how we can make the relationships with their daily lives in the field of Natural Sciences with the help of Astronomy in the discipline of Physics. Through observations, plus dynamic classes, the products of this dissertation focus on the following topics: cyclical movement of the Sun, the identification of constellations in the sky, the law of the inverse square of distance and spectroscopy. In each grade of the high school the students present a maturity in the proficiencies in the study of Astronomy, corroborating to improve the fixation of the contents and with differentiated classes that can be replicated in the State Education Network through the following final products that focus on: outdoor observations or through software (Stellarium); comparisons of the luminous intensities in different distances and compared with the LDR sensors of an Arduino; visualization of the radiation of the electromagnetic emission and absorption spectra of the chemical elements.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.